CAPAS ESTERELIZACAO PQ

Evento está marcado para 14 horas

Na próxima quinta-feira (4), o auditório do Hospital Universitário Regional de Maringá vai abrigar o lançamento de dois volumes do livro Ações de Enfermagem na Central de Material e Esterilização. As obras são fruto de experiências de servidores do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) e do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (DEN/UEM).

O material foi escrito por 12 autores, sob a coordenação da professora do DEN, Lilian Denise May, e da enfermeira e coordenadora Central de Material e Esterilização, Célia Hisatugo Nishimura, junto com outros docentes, alunos e funcionários que atuam no HUM. “A principal finalidade dos livros é a disponibilização de material didático para dar apoio a professores. A ideia é que possam ajudar na formação e atuação dos novos profissionais falando da experiência e da rotina da Central do HUM”, explicou Célia Nishimura.

O volume I do livro trata da história, do processo da organização da Central, e toda a legislação envolvida. Já o volume II explica 30 procedimentos operacionais padrões rotineiros do setor. A publicação é da Editora da UEM (Eduem) e faz parte da Coleção Fundamentum, volumes 124 e 125).

O lançamento dos livros vai contar com a participação da enfermeira Inês Godói, que já está aposentada, mas que fez parte da estruturação da Central de Materiais e Esterilização do HUM. “Ela irá falar sobre o material, como funciona o trabalho no setor, sua história, proporcionando a quem comparecer uma tarde de conhecimento científico”, concluiu a C´lia Nishimura.