2014 jornal 118 hum residencia

Programação faz parte da comemoração dos 30 anos do Hospital

Neste mês de outubro, o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) comemora 30 anos de existência. Nestas três décadas, além de ser referência na assistência à saúde da comunidade, o Hospital é objeto de vários projetos das mais diferentes áreas, que geram conhecimento sobre a população da nossa região. Este é o tema da nossa matéria, que também marca a realização do I Congresso do HUM, que ocorre entre os dias 11 e 13 deste mês.

Para falarmos sobre tudo isso, chamamos a professora Elza Kimura, do Departamento de Farmácia da Universidade Estadual de Maringá (DFA/UEM). Ela é também coordenadora do Laboratório de Bioequivalência do HUM e encarregada da Comissão de Regulamentação de Atividades Acadêmicas do Hospital (Corea).

A professora Elza explicou que a Corea é formada por representantes de todos os setores do HUM e dos departamentos dos cursos alojados no Centro de Ciências da Saúde (CCS), além de um representante do curso de Psicologia. Essa comissão se reúne a cada quinze dias para avaliar todos os projetos que são submetidos com intenção de realizar pesquisa aqui dentro do Hospital.

“Nosso hospital produz uma enorme quantidade de dados que podem ser estudados e sistematizados para dar suporte a pesquisas que venham ajudar a a melhorar a qualidade de vida das pessoas e justificar a adoção de políticas públicas em saúde”, informou Elza Kimura.

elza peq

Para submeter um projeto, a pessoa deve acessar o site do HUM, onde há uma aba de Ensino, Pesquisa e Extensão e estão todas as instruções de como submeter uma proposta de pesquisa. Todo processo é online. “Se o projeto envolve pessoas, é enviada ao pesquisador uma carta de autorização que precisa passar pelo Comitê de Ética da Universidade e depois ser reenviada à Comissão, que dará aval para o início da pesquisa, dependendo do parecer do Comitê”, explica a coordenadora da Corea.

Qualquer pessoa pode encaminhar um projeto de pesquisa para a Comissão. Porém, a professora Elza comenta que, quando um aluno quer desenvolver uma pesquisa, precisa haver um professor como orientador.

“O hospital é aberto a qualquer pesquisa. Nós temos pesquisas internacionais, multicêntricas, ocorrendo aqui no Hospital. A chefia do Setor onde a investigação vai ser desenvolvida precisa autorizar, mas é necessário que exista um pesquisador responsável e habilitado. Essa interação com as chefias dos setores evita muitos problemas na elaboração e na execução do projeto de pesquisa”, comenta a coordenadora do Laboratório de Bioequivalência.

30 anos - Uma das maneiras de comemorar os 30 anos do HUM será uma ação que tem como foco dar reconhecimento ao pesquisador que atuou no Hospital e uma resposta aos setores que foram objeto de pesquisa. Como pré-evento do I Congresso do HUM, dois dias antes do evento, entre os dias 8 e 10 de outubro, será realizada a Semana Científica no Hospital.

“O que nós pensamos? Vamos fazer uma semana de devolutiva do pesquisador, dos resultados que ele obteve com a colaboração de um determinado setor. Nós queremos que os pesquisadores venham trazer os resultados das pesquisas e apresentem aos profissionais da assistência, aqueles que atuam na linha de frente do Hospital. Os pesquisadores nos enviaram um resumo e vão se reunir com as equipes dos setores para falar dos dados que levantaram, enfim, dos resultados das suas pesquisas”, explicou a professora Elza. A ideia dela é transformar a Semana Científica em um evento anual ou bianual “para que haja uma integração do pesquisador com a assistência”.

congresso

Congresso – A professora ainda chama atenção dos servidores, pesquisadores e alunos do HUM para a realização do I Congresso do HUM e II Congresso Médico de Maringá. Especialmente, para dois cursos. O primeiro é Avaliação de Tecnologias em Saúde, que será nos dias 11 e 12, e tem como objetivo a criação do futuro Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) dentro do HUM. A ideia é capacitar as equipes para elaboração de Pareceres Técnicos baseados em evidências técnico-científicas.

O segundo será de Segurança do Paciente. Neste caso, “as atividades serão no dia 13 e têm como objetivo treinar as equipes do HUM para adotarem novas práticas de segurança dos usuários do hospital”, explicou a professora, uma das organizadoras do evento. Ela ainda chamou atenção para o fato de que já foi solicitada a inclusão dos cursos no Plano de Capacitação dos Agentes Universitário junto à Divisão de Treinamento da Universidade Estadual de Maringá (TDE/UEM), o que vai permitir que sejam utilizados para avanço na carreira técnica.

A inscrição para o Congresso deve realizada via boleto emitido sistema da UEM, o Gescomp. Ali deve ser emitida uma guia de recolhimento, com o código 5412, no valor de R$ 230,00. A taxa para os funcionários do HUM permanecerá fixa até a data do evento.