pbf 20180917 1266598141

Atividades começaram hoje, 17, no câmpus sede da UEM

O V International Meeting of Biosciences and Physiopathology, que acontece paralelamente ao IX Simpósio de Biociências Aplicadas à Farmácia, teve a cerimônia oficial de abertura realizada na manhã desta segunda-feira, dia 17, no anfiteatro do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), no câmpus sede da UEM (Universidade Estadual de Maringá). Participam das atividades professores, alunos e autoridades da área da saúde. Os eventos são organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia (PBF).

O hino nacional brasileiro foi apresentado pelo técnico da UEM, músico e cantor, José Ribeiro da Costa, conhecido como “Tijolo”. A coordenação do evento espera receber aproximadamente 250 pessoas nos quatro dias de atividades. O Simpósio é oportuno para atualização de profissionais da saúde formados e em formação de Maringá e região.

Representando o reitor, Mauro Baesso, o vice-reitor, Julio Damasceno, destacou a trajetória de sucesso e a qualidade do PBF. Segundo Damasceno, o tema escolhido, “Connecting Sciences Matter”, é atual e relevante, pois conectar pessoas é palavra de ordem no mundo globalizado.

A diretora de extensão, Érica Cintra, representou a pró-reitora de Extensão e Cultura, Itana Gimenes. Érica ressaltou que a UEM promove anualmente aproximadamente 700 ações de extensão, das quais 400 são eventos científicos, que promovem a difusão da ciência e do conhecimento.

Integraram a mesa de autoridades a chefe da Seção de Ações Estratégicas e Redes de Atenção da 15º Regional de Saúde de Maringá, a farmacêutica Bruna Milagres Ribeiro Tostes, que representou o diretor da instituição, Jales Adolfo Cardoso; o diretor de pós-graduação, Antônio Carlos Bento, representando a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Célia Regina Granhen Tavares; representando o centro de ciências da saúde, o chefe de Departamento de Medicina, Carlos Edmundo Rodrigues Fontes, o chefe do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina, Dennis Armando Bertolini; a coordenadora do PBF, Débora de Mello Gonçalves Sant’Ana; e a coordenadora adjunta do PBF e coordenadora do evento, Gessilda de Alcântara Nogueira de Melo.

A primeira palestra foi adiada para amanhã, dia 18, em razão do mau tempo nos aeroportos brasileiros. O professor Marcus de Melo Teixeira, da ​Universidade de Brasília, falará sobre o “Uso de ferramentas genômicas no diagnóstico, tratamento e estudos eco-epidemiológico de doenças infecciosas”, a partir das 13h30, no PDE.

Já o professor Juan Carlos Ticona​, da Universidad Mayor de San Andrés, de La Paz, na Bolívia, irá ministrar a palestra Evanta: del uso popular hasta los estúdios, na terça-feira, dia 18, a partir das 8h, no PDE.

Na programação estão confirmadas outras palestras, mesas-redondas, trabalhos científicos, minicursos e apresentações culturais. Mais informações no site do evento.

Acesse a galeria de fotos.