2018 08 21 Eleição Reitor UEM Votação 1

Esta é a previsão da Comissão Eleitoral, que coordena a votação; candidatos e canditadas das chapas 2, 3 e 1 votaram hoje pela manhã, no Restaurante Universitário (foto)

Até às 12 horas de amanhã (22) deve ser conhecido o resultado da eleição para escolha dos novos ocupantes dos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para os próximos quatro anos, a contar do dia 10 de outubro, data da posse.

A eleição teve início na manhã desta terça-feira (22) e se estenderá até às 22 horas na maioria dos 11 locais de votação, incluindo o Restaurante Universitário (RU), no câmpus sede.

Estudantes, agentes universitários e professores estão aptos a escolher nesta que é considerada uma eleição histórica pelo fato de marcar o retorno da paridade, em que o peso do voto é o mesmo para as três categorias de eleitores.

cedula

Os locais de votação envolvem os sete câmpus da UEM, além do Hospital Universitário e das cidades de Assai e Céu Azul. As duas últimas, sedes de polos de educação a distância, receberão os votos dos estudantes dos cursos EAD.

O colégio eleitoral, com pouco mais de 29 mil votantes, supera o de muitas cidades da região metropolitana de Maringá, por exemplo. São cerca de 2.500 agentes universitários, em torno de 1.700 professores e mais de 20 mil estudantes.

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, professor Ricardo Cesar Gardiolo, a volta da paridade é um fato a ser destacado nesta eleição, porque, na paridade o voto dos alunos, professores e agentes universitários têm peso igual de um terço.

Os candidatos das três chapas concorrentes votaram hoje pela manhã. Para Ana Lúcia, da Chapa 1 (UEM em Frente), que tem como candidata a vice, Lilian Mai, a eleição é importante porque compreende a escolha da gestão da Universidade para os próximos quatro anos e, por esta razão, entende ela, todos os eleitores estão sendo chamados a participar do pleito.

Segundo Roberto Cuman, da Chapa 2 (UEM de Todos), que tem como vice o candidato Leandro Vanalli, a eleição é um processo democrático, em que toda a comunidade universitária têm o direito e o dever de escolher.

Conforme Julio Damasceno, da Chapa 3 (Avançar e Inovar), que tem como vice o candidato Ricardo Dias, a escolha tem muita importância tendo em vista que, na campanha, foram apresentados aos eleitores projetos distintos para a apreciação dos votantes.

Apuração

Gardiolo diz que o auditório do Dacese, local em que ocorrerá a apuração, está todo preparado, com seis mesas apuradoras, onde deverão trabalhar na contagem dos votos cerca de 50 pessoas, entre titulares e suplentes.

O trabalho terá início às 8 horas e o presidente da Comissão Eleitoral acredita que a apuração esteja finalizada antes das 12 horas.

Novidade que marca este pleito, no sistema de conferência,  as cédulas de duas ou mais urnas serão misturadas e então será feita a contagem conjunta, para evitar a identificação dos votos.

Se nenhuma das chapas obtiver a maioria dos votos, a eleição será decidida em segundo turno, no dia 4 de setembro.

No dia 10 de setembro, o Conselho Universitário (COU) se reunirá para homologar o nome dos vencedores, que deverão ser nomeados pelo Governo do Estado. A posse dos novos dirigentes da UEM será no dia 10 de outubro, iniciando um mandato até outubro de 2022.

Para outras informações basta acessar o site da Comissão Eleitoral. O telefone da Comissão é (44) 3011-6110.

Veja a galeria de fotos

banner mec fixo portaria 879 2022