foto 1 2

A pesquisa de Fabrizio Meller da Silva, que recebeu o prêmio no Rio de Janeiro, foi considerada a segunda melhor em Mostra Científica

O professor Fabrizio Meller da Silva, do Departamento de Administração (DAD), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), recebeu, no último dia 7 de agosto, o prêmio como autor do segundo melhor artigo na categoria "Profissional", da 5ª Mostra Científica de Administração (MCA), pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro.

A premiação ocorreu durante o Encontro Brasileiro de Administração (Enbra), na capital fluminense. Fabrizio foi homenageado pelo artigo "O negócio do consumo colaborativo desenvolvido por meio da metodologia Canvaso". A pesquisa tem o objetivo de apresentar o modelo de negócio do tipo consumo colaborativo utilizando a metodologia Canvas de Osterwalder (2011), na qual são apontados nove grupos de fatores assinalados pelo modelo descritos por meio de quatro blocos: produto, oferta de valor, infraestrutura administrativa e viabilidade financeira. 

 foto 4 3

Para propor o modelo, o professor fez uma pesquisa documental qualitativa com análise de dados secundários coletados para entenderas estratégias aplicadas pela Zipcar, a primeira empresa a atuar sob o regime do consumo colaborativo de veículos, e construir um quadro do negócio pelo método de Canvas.  

O quadro desenhado serviu de espelho para a construção do modelo de consumo colaborativo que poderá ser utilizado não apenas para locação de veículos, mas para qualquer tipo de negócio, uma vez que contempla as características essenciais para o desenvolvimento de processos que determine o segmento de clientes, conjunto de produtos, canais, tipo de relacionamento com os clientes, fontes de receitas,  atividades e recursos, atividades chave, parceiros e estrutura dos custos para o negócio. 

"É uma questão de criar, renovar ou transformar as antigas formas de cooperar e compartilhar em formas inovadoras, atraentes e valiosas que atraiam e criem valor de colaboração e comunidade", diz parte do resumo do artigo. Vale dizer que Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

Fabrizio também é coordenador do Curso de Administração Pública, além de representante estadual da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad) no Paraná.