eaex 20180808 1811987780

Renato Janine Ribeiro ministrou a palestra de abertura do evento, que segue até sexta-feira, dia 10

Mais de 600 trabalhos foram inscritos no EAEX 2018. São resumos estendidos de extensionistas que irão apresentar as ações que a UEM (Universidade Estadual de Maringá) realizou em benefício da comunidade externa. O Encontro Anual de Extensão Universitária ocorre até o dia 10 de agosto no Bloco B33, no câmpus sede. Na programação constam ainda palestras e mesas-redondas.

eaex 20180808 1161006042

Durante a cerimônia de abertura, nesta quarta-feira, dia 8 de agosto, o Quinteto de Cordas da Orquestra da UEM apresentou três peças, incluindo uma do brasileiro Ernani Aguiar. O professor Paulo Egídio Lückman coordenou a ação que teve a participação de um egresso e três alunos da graduação do Curso de Música.

O reitor da UEM, Mauro Baesso, ressaltou que a escolha do tema é muito pertinente ao momento que o Brasil vive. Baesso afirmou também que as parecerias são muito importantes para execução dos projetos, destacando as secretarias de Educação e Saúde do município e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Itana Gimenes, explicou que as atividades da PEC envolvem projetos de extensão, cursos, eventos, prestação de serviços e ações culturais, todas estas ações demonstram que a Universidade está com as portas abertas para a comunidade externa.

Érica Cintra, diretora de extensão, destacou que o encontro é um momento de muita alegria e que os projetos conectam universidade e comunidade em um empreendimento de uma sociedade melhor. De acordo com ela, estão ativos 460 projetos de extensão, que envolvem 1,5 milhão de pessoas em várias localidades do Paraná.

Segundo Marivânia Conceição de Araújo, diretora de cultura, afirma que em algumas universidades a extensão não possui o mesmo destaque que a pesquisa e o ensino, mas esse não é o caso da UEM, que tem projetos de muita qualidade e está em um mesmo patamar de importância diante dos demais ícones do tripé da educação superior.

“Democracia supõe e produz igualdade de oportunidades”, disse Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação e professor da USP (Universidade de São Paulo), que ministrou a palestra de abertura do evento. Janine abordou, de forma didática, os conceitos referidos no tema central do evento: Universidade, Democracia e Sociedade.

eaex 20180808 1418091843

Estiveram também presentes na cerimônia, compondo a mesa de autoridades, a secretária municipal de Educação, Valquíria Trindade, e Sandra Cristina Ferreira, da Seti.

Para mais informações sobre o evento acesso o site http://www.pec.uem.br/eaex/.

Acesse a galeria de fotos.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv