2018 07 26 Exposicao Biblioteca Central BCE Marielle MG 4344

A mostra está aberta à visitação na Biblioteca Central dos Estudantes desde o dia 23 de julho

A exposição As Várias Formas de Genocídio da Mulher Negra, aberta ao público desde o dia 23 de julho, teve a fotografia de Marielle Franco rasurada com uma frase homofóbica nesta quinta-feira. A mostra faz parte do V Colóquio de Feminismo Negro e está aberta à visitação na Biblioteca Central dos Estudantes (BCE).

O evento aborda, nesta edição, as diversas formas de genocídio da mulher negra e é uma homenagem à Marielle Franco, vereadora carioca assassinada em março de 2018. Todas as fotos expostas são de mulheres negras que foram mortas.

“Nós estamos indignados, mas não espantados porque essa é uma situação de violência cotidiana com as minorias. Somos vítimas do preconceito, do racismo e da violência diariamente e isso nos aborrece, mas que não vai nos fazer parar. Vamos continuar a realizar atividades, pois o a Universidade é um lugar das minorias”, afirma Marivânia Conceição de Araújo, organizadora do evento e coordenadora do Neiab (Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros).

2018 07 26 Exposicao Biblioteca Central BCE Marielle MG 4357

Segundo Marivânia, foi divulgada uma moção de repúdio ao ato e como forma de resposta, em breve, será organizada pelos artistas do grupo uma nova ação.

A exposição irá permanecer aberta ao público até a próxima segunda-feira, dia 30. A autoria do ato de vandalismo será apurada.

2018 07 26 Exposicao Biblioteca Central BCE Marielle IMG 4304

2018 07 26 Exposicao Biblioteca Central BCE Marielle MG 4322