Foto 8A

Primeira edição está prevista para o mês de agosto

Servidores, professores e alunos se reuniram na sala de conferências da Superintendência do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) para o lançamento da Ágape – Revista Interprofissional do HUM. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (3), com a presença do vice-reitor, Júlio Damasceno.

Segundo o editor científico da Ágape, o professor do curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e assessor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital, Edson Arpini Miguel, a revista é um sonho de anos, que tem como objetivo abrir espaço para a produção científica de alunos, profissionais e professores que atuam no HUM.

“Fazemos um trabalho de cunho intperprofissional no Hospital, com estudantes e pessoas que atuam nas áreas de enfermagem, medicina, psicologia, farmácia, fisioterapia, enfim, um monte de pessoas cheias de experiência e conhecimento. E esse conhecimento que precisam ser organizado num espaço que dê visibilidade às nossas ações. Além disso, no mundo acadêmico publicar conta ponto e nós precisamos e podemos oferecer essa oportunidade para os nossos estudantes de graduação e residentes por meio de uma revista que se preocupe em dar espaço a trabalhos menos complexos, que não têm espaço nas grandes revistas científicas”, explicou o docente.

A Revista Ágape é, então, fruto da vontade do professor Arpini e, inicialmente, ganhou corpo no setor de Comunicação do HUM, que surgiu há cerca de um ano e meio, como ação da atual gestão da UEM. A jornalista Ana Paula Machado Velho, que atua, agora, exclusivamente no HUM, reuniu uma equipe de estagiários, Fernanda Fukushima, Deborah Balan, Guilherme Vinícius e Bruno Silva, que tornou a revista realidade.

“Viemos eu, da Assessoria de Comunicação da UEM, e a Fernanda, aluna de Comunicação e Multimeios da UEM, primeiro, para o HUM, com o objetivo de dar visibilidade ao Hospital, tão importante para a população da nossa região. Em pouco tempo, a demanda de trabalho foi crescendo e o professor Arpini ainda desafiou a gente a fazer a revista. Buscamos ajuda e outros estagiários de Comunicação [Débora e Guilherme] e de Letras [Bruno] vieram se juntar ao projeto e ele se tornou realidade. Como também sou professora, ex-alunos e estudantes da minha área de atuação vieram para o HUM, de maneira voluntária. Além disso, contamos com a ajuda indispensável do João Carlos Torquetti Rodrigues, do Núcleo de Processamento de Dados do HUM, que programou o sistema e colocou a Ágape no ar, mesmo estando de licença especial. Enfim, com tanta gente ajudando, o projeto tinha que acontecer”, disse a jornalista.

Sistema – A Ágape já está no ar, no endereço www.revistaagape.com.br. Profissionais e estudantes dos diferentes cursos da área da saúde podem submeter artigos originais, revisões de literatura, estudos de caso e séries de caso. As normas estão todas no site, onde também deve ser feita a submissão. A revista, de periodicidade trimestral, também vai contar com um anexo de divulgação científica para o público leigo, que será produzido pela equipe do setor de comunicação do HUM em forma de reportagens e entrevistas.

Segundo a presidente da Comissão de Regulamentação das Atividades Acadêmicas (Corea), do HUM, a professora da UEM Elza Kimura, esse espaço é importante para o Hospital e para os estudantes, porque é preciso que se mostre os projetos e as pesquisas realizadas no HUM. “Já estamos nos mobilizando junto aos coordenadores das residências e outros professores para que a publicação na Ágape se torne uma exigência dos TCC [Trabalhos de Conclusão de Curso] de diferentes cursos do Hospital”, anunciou a docente.

Foto 9AO vice-reitor da UEM, Julio Damasceno, disse que essa é uma conquista do Hospital, que sempre precisou de um apoio da comunicação e, agora, conta com ele. Para Damasceno, esta é uma forma de levar a expertise dos profissionais daqui para a fora. “A ciência é a busca pela verdade, o que será publicado na Revista é uma forma de ajudar pesquisadores a caminharem nesta busca, a partir do momento que vai dar visibilidade às informações que são geradas aqui, no atendimento aos pacientes. Isso é muito importante, por isso, parabenizo a iniciativa que mostra o quão importante é a comunicação, a organização da informação para a ciência e para a população em geral”, concluiu o gestor (na foto, acima, com o doutor Arpini e a jornalista Ana Paula).

Estavam presentes ao lançamento da Ágape, também, a diretora Administrativa do HUM, Cristina Pupin; a diretora de Enfermagem, Marli Balan; o diretor de Farmácia e Análises Clínicas, Cleverson Poças; o chefe da Pediatria do Hospital, doutor Esmeraldo Costa Filho; o chefe da ginecologia, Amarildo Ramalho; o diretor Médico em exercício, José Emerson Brandão; a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional do HUM, Roselaina Borges; o assessor de Planejamento, Edson Moribe; o secretário da Superintendência, Gilson Mazzola; a secretária da Diretoria Médica, Débora Perin;  as servidoras da Assessoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, Márcia Liberatti e Ariadne de Oliveira; a servidora do Departamento de Educação Permanente do HUM, Ellen Aleixo; e a presidente da Associação do Amigos do Hospital Universitário, Miriam Bardeja.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv