DrGeneticaNews

Publicação será lançada a cada três meses e é fruto de um projeto de Extensão da UEM

Um jornal sobre as doenças genéticas, os sintomas, os tratamentos disponíveis e a definição de alguns termos ligados à especialidade fazem parte do conteúdo do "Dr Genética News", um jornal impresso lançado pelo Departamento de Biologia Celular e Genética (DBC), por meio de um projeto de extensão.

Em linguagem acessível, dirigido principalmente ao público leigo, a publicação traz, no primeiro número, como matéria principal, a notícia de que cientistas da Universidade College London, na Inglaterra, criaram um medicamento para o tratamento da Doença de Huntington (DH), uma enfermidade neurodegenerativa rara, capaz de destruir progressivamente, de forma irreversível, as células do sistema nervoso (neurônios).

O jornal também tem espaço para sanar dúvidas dos leitores. Nesta edição, os esclarecimentos dizem respeito aos cromossomos. Explica sobre o cariótipo, um exame que mostra o conjunto de cromossomos, permitindo observar se o número e a estrutura destes cromossomos estão normais, dá informações sobre como identificar as aneuploidias, que são alterações do número total de cromossomos e, ainda, fornece explicações a respeito das Trissomias, distúrbio genético em que uma pessoa tem três cópias de um cromossomo em vez de duas, como é o caso da Síndrome de Down, bastante freqüente na população.

Outro texto de destaque é a entrevista com a dentista Frida Ariadini Budach. Ela compartilha a vivência de ter a Síndrome de Turner, distúrbio cromossômico em que uma mulher nasce com apenas um cromossomo X. Em geral, a portadora desta condição apresenta baixa estatura e, entre outras anomalias, tem maior frequência de problemas renais e cardiovasculares, além de apresentar variações hormonais.

Em outra seção, chamada de "Dicionário", o jornal descreve termos muitas vezes desconhecidos pelo leitor comum. O "Dr Genética News" tem duas páginas e conta com a colaboração da Liga Acadêmica de Genética e Médica de Maringá (Lagem).

No site do projeto, onde pode ser localizado o jornal, em pdf, o visitante poderá esclarecer dúvidas sobre exames genéticos. O leitor ainda pode enviar comentários sobre o conteúdo da publicação, cuja periodicidade será trimestral.

Vale dizer que a Genética é a especialidade da biologia que estuda os genes, a hereditariedade e a variação dos organismos e a forma como estes transmitem as características biológicas de geração para geração.

O projeto de extensão ao qual está ligada a publicação é coordenado pela professora Eliane Papa Ambrósio Albuquerque, do DBC da UEM. Outras informações pelo site ou telefone do Departamento, (44) 3011-4342.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv