estagiários educação

O anúncio foi feito pela Capes. As instituições habilitadas ainda concorrem em outras etapas

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) divulgou, na última quarta-feira, dia 16, que a UEM (Universidade Estadual de Maringá) está entre as instituições de ensino que tiveram a documentação habilitada no novo Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e no Programa de Residência Pedagógica. Foram, respectivamente, 281 e 241 instituições habilitadas nos dois programas e todas irão concorrer nas próximas etapas.

A UEM submeteu onze subprojetos no Pibid, com dezoito núcleos envolvidos na proposta e a solicitação de 432 bolsas para acadêmicos, 24 para coordenadores e 72 para docentes da educação básica. Estes últimos acompanharão o desenvolvimento do projeto nas respectivas escolas e participarão de formação na UEM.

No caso da Residência Pedagógica foi um total de 10 subprojetos, com 14 núcleos envolvidos. Além da solicitação de 338 bolsas para acadêmicos, 14 para coordenadores e  42 para professores preceptores das escolas básicas conveniadas

o novo Pibid tem por objetivo promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início da graduação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os acadêmicos são acompanhados por um professor da escola e por um docente da UEM. A coordenação é da professora Claudia Navarro Koepsel, do Departamento de Fundamentos da Educação.

O Programa de Residência Pedagógica é coordenado pelo professor Marcelo Pimentel da Silveira, do Departamento de Química. A proposta do programa é induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado, por meio da imersão do licenciando – que esteja na segunda metade do curso – numa escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica.

Assim como no Pibid, cada selecionado será acompanhado por um professor da escola com experiência na mesma área de ensino do licenciando, e por um docente de instituição de educação superior.

A previsão para o início dos projetos é a partir de 1º de agosto.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv