Estudos e Lazer

Quatro artigos científicos premiados, produzidos por professores, mestrandos e doutorandos, serão publicados em periódicos com Qualis da área.

Três grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL (PPGEF) tiveram seus trabalhos reconhecidos e premiados no 3º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer, ocorrido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, de 27 a 30 de abril último.

Os grupos são os de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer; Pesquisas em Corpo, Cultura e Ludicidade; e o Grupo de Estudos do Lazer, todos do Departamento de Educação Física (DEF) da UEM.

Foram vencedores, os artigos Analisando mudanças políticas no esporte - orientação a partir do Advocacy Coalition Framework (Allana Joyce Soares Gomes Scopel, Fernando Augusto Starepravo, e Giuliano Gomes de Assis Pimentel); Rudimentos teóricos direcionados à Educação para/pelo lazer na perspectiva afro-brasileira (Silvana dos Santos e Giuliano Gomes de Assis Pimentel); O Teletrabalho e as possibilidades de violação do direito ao lazer (Pedro Henrique Miranda, Lara Caxico Martins Miranda, e Giuliano Gomes de Assis Pimentel);  e I Jogos mundiais dos povos indígenas: análise a partir do modelo dos múltiplos fluxos (Vitor Hugo Marani, Luciana Leticia Sperini Rufino dos Santos, Larissa Michelle Lara e Fernando Augusto Starepravo).

Devido à seleção, os artigos premiados serão publicados em periódicos com Qualis da área. Na edição deste ano, o evento debateu a questão do lazer como direito social em tempos de incertezas e retiradas dos direitos sociais. 

As sessões científicas foram organizadas em grupos de trabalho temáticos, com premiação dos três melhores trabalhos (formato artigo) de cada GTT.

Vale dizer que as atividades do Congresso foram realizadas no câmpus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), sob a organização da Associação nacional de pós-graduação e pesquisa em Estudos do Lazer (Anpel).