pnaic 20180503 1825999477

Durante os dois dias do Encontro, serão apresentados 473 relatos de experiência que representam 152 municípios do Paraná

A abertura oficial do Encontro de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), realizado na manhã desta quinta-feira (3), no auditório do Bloco B33 do Programa de Desenvolvimento Educacional  (PDE), câmpus sede, em Maringá, reuniu professores municipais, pesquisadores da área da educação e autoridades. Durante os dois dias de evento, serão apresentados 473 relatos de experiência e estarão representados 152 municípios paranaenses.

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, ao final do terceiro ano do ensino fundamental.

O reitor da UEM, Mauro Baesso, que participou da abertura oficial, chamou atenção para a qualidade da educação brasileira, que ainda precisa de muitas políticas de melhorias. Baesso afirmou que o PNAIC tem como objetivo contribuir com a educação de base de todos os municípios do Paraná, o que reflete no futuro da Universidade, visto que 90% dos estudantes da UEM são do Estado, sendo 80% da região Norte e Noroeste.

A coordenadora de formação PNAIC na UEM, Regina Lúcia Mesti, destacou que a realização do conhecimento é um percurso ao mesmo tempo individual e coletivo. Para ela, o professor de educação infantil e anos iniciais realiza um trabalho genuíno ao formar o conhecimento juntamente com as crianças.

Participaram também da mesa de abertura do evento Maria Inez Benites Bria, diretora de gestão educacional da SEDUC (Secretaria Municipal de Educação), representando a secretária municipal de educação de Maringá, Valkiria Trindade; Cleide Parrilha, coordenadora da educação infantil anos iniciais, representando a Chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria Inês Teixeira Barbosa; pró-reitora de ensino da UEM, Ana Obara, diretora de Cultura; e Marivânia Conceição Araújo, representando pró-reitora de Extensão e Cultura, Itana Gimenes.

pnaic 20180503 1317781928

A palestra Educação para os Valores: Reflexões sobre a Arte do Magistério foi ministrada pelo doutor Luiz Roberto Evangelista, do Departamento de Física (DFI) da UEM. Durante sua fala, o professor destacou aspectos históricos e filosóficos da formação do conhecimento que ressaltam a importância do papel do professor na sociedade em todos os aspectos e épocas da humanidade.

Programação

Formadores Locais – 1º ao 3º ano - Alfabetização -  Auditório do Bloco B33 - UEM

Dia 04 - 8h30 Palestra: Neurociência - Alfabetização e Plasticidade Cerebral - Palestrante: Professora Doutora Débora de Mello Gonçalves Sant'Ana - MUDI

Dias 03 e 04 de maio - 13h30 até 16h45 - Em sala de aula. Cada Formador da Equipe UEM, por e-mail, indicará a sala de aula da Apresentação, bem como enviará um mapa de localização dos blocos e salas na UEM.

Formadores Locais - Educação Infantil - Auditório do Bloco I12 - UEM

8h30 Palestra: Intervenções Pedagógicas - Educação Infantil

Dia 04 de Maio - 8h30 - Palestrante: Professora Doutora Heloisa Toshie

Dias 03 e 04 de maio - 13h30 até 16h45 - Em sala de aula. Relato De Experiência - Intervenção Pedagógica e Aprendizagens. Cada Formador da Equipe UEM, por e-mail, indicará a sala de aula da Apresentação, bem como enviará um mapa de localização dos blocos e salas na UEM.

Formadores Locais PNME - Sala de aula 108 e sala 103 do bloco B33 - UEM. Dias 03 e 04 de maio - 8h30 até 11h45 - Em sala de aula. Relato de Experiência - Intervenção Pedagógica e Aprendizagens

Formadores Locais PNME - Palestras no Bloco B33

13h30 - 16h45- Palestra: Enfrentando as Dificuldades de Aprendizagem

Dia 04 de Maio - Palestrante: Professora Doutora Ana Rute Santana

Acesse a Galeria de Fotos.