2018 04 27 Visita sala do Reitor Mauro Baesso MG 7941

O reitor, Mauro Baesso, recebeu o cônsul geral, a secretária municipal de educação e outras autoridades para discutir mobilidade internacional e expansão do idioma

No encontro, foram discutidas futuras parcerias entre o governo italiano e as instituições de ensino para promover a mobilidade internacional entre os países e a expansão do idioma em Maringá.

Participaram da reunião, realizada nesta sexta-feira, o reitor da UEM, Mauro Baesso, o cônsul geral da Itália no Paraná, Raffaele Festa, o vice-cônsul em Londrina, Bruno Veronesi, a Secretária Municipal de Educação, Valkíria Trindade, a assessora da governadora Cida Borgheti, Nilvete Siqueira, e as representantes do Núcleo Regional de Educação, Maria Solange Baraka e Vanessa Franco.

Mauro Baesso destacou que atualmente existem parcerias com mais de dez instituições italianas e que novas iniciativas são sempre bem-vindas. “A mobilidade internacional é muito importante para a capacitação profissional do aluno, a questão cultural e a formação cidadã. O papel da administração da Universidade e do consulado é facilitar todo o processo”, explicou.

O intuito da visita do cônsul geral para Londrina e Paraná foi conhecer a região Norte do Paraná por ter uma alta porcentagem de descendentes. “O principal projeto é a implantação do ensino do idioma italiano nas escolas municipais. Para isso, existe uma verba do governo italiano para formação dos professores” ressaltou, Bruno Veronesi.

A Secretária Municipal de Educação, Valkíria Trindade, afirmou que a proposta do consulado é oferecer o idioma italiano nas séries iniciais, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. “As aulas poderão ser realizadas no contraturno, principalmente nas escolas de tempo integral. Nós entendemos que é muito interessante oferecer uma terceira proficiência para os nossos alunos, além de Língua Portuguesa e do Inglês”.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv