psicologia escolar e educacao especial 20180419 1101430990

Alexandra Ayach Anache, professora da UFMS, falou sobre o papel da psicologia na educação especial durante solenidade de abertura do VII Encontro Paranaense de Psicologia Escolar e Educacional

A solenidade de abertura do VII Encontro Paranaense de Psicologia Escolar e Educacional foi realizada na manhã desta quinta-feira (19), no auditório do Bloco I-12, que fica no câmpus sede em Maringá, com a participação de estudantes, docentes e gestores de psicologia, pedagogia e áreas afins.

Emanuelle Bien e Felipe de Moraes, em apresentação musical, emocionaram o público ao reproduzirem a música Como Nossos Pais, eternizada na voz de Elis Regina. O repertório cultural contou ainda com outras duas músicas nacionais.

psicologia escolar e educacao especial 20180419 1002098663

A pró-reitora de Ensino, Ana Tiyomi Obara, destacou que eventos científicos como o Encontro não somente apresentam as pesquisas que estão em andamento e resultados, mas debatem todas as perspectivas da área.

Em seguida, Sonia Mari Shima Barroco, coordenadora do evento, professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM, no qual atua como coordenadora adjunta, relatou os desafios para organização e realização desta ação. Em sua fala, destacou a importância da educação formal pública, básica e superior, de qualidade e com infraestrutura adequada e satisfatória.

“O trabalho realizado está cada vez mais se consolidando”, afirmou Marilene Proença Rebello de Sousa, professora da Universidade de São Paulo (USP) e Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). A associação nacional foi criada em 1991 e, desde então, desenvolve um trabalho voltado para a atuação da psicologia na educação brasileira. Hoje, são mais de 2000 associados. O Paraná foi um dos primeiros a ter representação estadual.

O diretor do Centro de Ciências Humanas da UEM, Angelo Aparecido Priori, afirmou, durante a solenidade, que o VII Encontro Paranaense de Psicologia Escolar e Educacional tem o papel de discutir assuntos que interferem direta e indiretamente na qualidade da educação pública no País.

psicologia escolar e educacao especial 20180419 1176639651

Psicologia e Educação Especial: desafios e proposições foi o tema da conferência ministrada por Alexandra Ayach Anache, professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Em setembro de 2018, a Política Nacional de Educação Especial completa dez anos e, segundo Anache, a psicologia foi protagonista e sustentou todo o processo de implantação e consolidação de tal ação. Em sua fala, enfatizou ainda que investimento, políticas públicas adequadas e infraestrutura são essenciais para o processo de aprendizagem.

Alexandra é graduada em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1984), com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Brasília, com ênfase em educação especial. Atualmente, coordena o Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da UFMS.

O evento é uma realização da ABRAPEE, UEM e Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae). São apoiadores da ação os Programas de Pós-Graduação em Psicologia (PPI-UEM) e em Educação (PPE-UEM), o Núcleo Regional de Educação de Maringá e a Prefeitura do Município de Maringá.

programação continua no período da tarde de hoje (19) com mesas redondas, fóruns, exposição de pôsteres, mostra de filmes e conferência de encerramento.

Acesse a galeria de fotos.