Capinha do cantinho

Formatação do ambiente, fruto de um projeto de extensão, é primeiro passo para a revitalização do corredor de acesso aos consultórios

Um ambiente de recreação e aprendizado foi inaugurado, na tarde desta quarta-feira (18), no Hospital Universitário de Maringá, para as crianças atendidas nos três consultórios de pediatria do HU, dando início a um trabalho de revitalização do ambulatório geral de especialidades do hospital.

Batizado de "Espaço Brincar e Aprender", o local reúne mesas, cadeiras, alguns brinquedos, além de uma parede totalmente decorada com motivos infantis, inspirados na estória do peixinho Nestor, personagem criado pela escritora e ilustradora Maria Cristina Vieira.

Foi ela quem pintou a parede e, no ato da inauguração, contou, para algumas crianças presentes ao evento, uma das 14 estórias envolvendo o peixe Nestor.

O enredo tem como pano de fundo valores como a inclusão, a cidadania e a sustentabilidade. Pedagoga, Maria Cristina foi técnica de enfermagem do HU e hoje se dedica à própria editora de livros para o público infantil.

Meire

O Espaço "Brincar e Aprender" é fruto de um projeto de extensão coordenado pela professora Meire Calegari-Falco, do Departamento de Fundamentos da Educação (DTP), da UEM. Mas, segundo Meire, uma equipe multidisciplinar do hospital e a Associação dos Amigos do Hospital (AAHU), na pessoa da servidora aposentada Mirian Bardeja, também ajudaram a construir o ambiente.

Ainda conforme a professora, outras ações deverão ocorrer neste ano visando a revitalização do corredor do ambulatório de especialidades do HU, entre elas a troca de cadeiras e a pintura das paredes. Para ela, é preciso pensar no espaço de humanização do hospital.

O projeto de extensão "Intervenção pedagógica junto à criança hospitalizada", coordenado por Meire, completa 12 anos neste mês, abril.

O reitor Mauro Baesso prestigiou a cerimônia e enalteceu o esforço coletivo, unindo desde o pessoal do DTP, a AAHU e a diretora de Enfermagem do HU, até às equipes de pintura e de apoio dos serviços de Vigilância; Serviços Gerais; profissionais da área médica, representando os serviços de pediatria e ortopedia pediátrica, e os servidores que se mobilizaram para arrecadar fundos.

equipe

O superintendente Maurício Chaves Junior lembrou que no início de sua gestão o ambulatório recebeu ar condicionado para oferecer mais conforto aos pacientes e acompanhantes.

Ele parabenizou o trabalho e disse que a iniciativa, em razão de o HU ser um hospital de ensino, é fundamental porque mostra "que é possível fazer diferente, que podemos cuidar bem das pessoas e com carinho".

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Itana Gimenes, também elogiou o projeto e enfatizou o fato de que isso demonstra o papel da Universidade.

Também compareceram à inauguração o pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, Luiz Otávio Goulart; diretores e outros servidores do hospital universitário.

Veja as fotos da galeria.