esta

Maringá participa, com apoio da UEM, de ação internacional para garantir trânsito mais humano e seguro; evento, dia 19, trará resultados

Alguns avanços para garantir um trânsito mais humano e seguro em algumas cidades brasileiras serão apresentados, na próxima quinta-feira (19), no câmpus da Universidade Estadual de Maringá, quando também serão mostrados o resultado das ações do primeiro ano de funcionamento de um programa de alcance global, adotado também em Maringá, sob a chancela da Prefeitura Municipal.

Em termos mundiais, o marco cronológico do início do Programa Vida no Trânsito (PVT) foi a iniciativa proposta pela Blomberg Philanthropies denominada "Road Safety in Tem Countries (RS 10)", atualmente conhecida por Bloomberg Global Road Safety Program (Programa Global de Segurança Rodoviária da Bloomberg). 

À época, o compromisso assumido foi o de investir 125 milhões de dólares em dez países, de média e baixa renda, que apresentassem o maior índice de mortalidade causada pelo trânsito entre todas as nações do mundo.

arco

Em 2009, o governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde, recebeu o convite e aceitou que o Brasil participasse do Programa. O PVT tem o objetivo de promover intervenções efetivas de segurança no trânsito com evidência na redução das mortes e feridos graves.

As intervenções prioritárias estão focadas no uso do cinto de segurança, redução de velocidade, aprimoramento da legislação e aumento da fiscalização sobre “beber e dirigir”, uso de capacete, transporte urbano sustentável e na melhoria da infraestrutura viária.

No Brasil, o Programa teve início em 2010, com o nome de “Programa Vida no Trânsito”. É coordenado pelo Ministério da Saúde, em cooperação técnica com a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS). Uma Comissão Interministerial foi estruturada para apoiar as ações do PVT no Brasil.

O Programa foi implantado, inicialmente, em cinco capitais: Palmas, Teresina, Belo Horizonte, Curitiba e Campo Grande, cada uma representando uma das cinco macrorregiões do País.

As principais diretrizes da metodologia do PVT são o planejamento participativo, a descentralização administrativa e a intersetorialidade.

Maringá

Há quase um ano, Maringá aderiu ao “Projeto Vida no Trânsito”, em apoio à iniciativa internacional coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A Coordenação Estadual do projeto é representada por Tânia Mascarenhas e o apoiador Lisandro Abulati, do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde no Paraná.

São eles que farão, na quinta-feira (19), na UEM, o balanço das ações do PVT em cidades paranaenses e de outros Estados brasileiros. O evento ocorrerá no auditório do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, bloco 2, a partir das 8 horas. Fica próximo do Ambulatório Médico e de Enfermagem e da agência da Caixa Econômica Federal no câmpus sede.

Assim que o município de Maringá aderiu a esta política publica internacional, em junho de 2017, houve a publicação, no Diário Oficial do Município, da relação das pessoas designadas para comporem a Comissão do Programa Vida no Trânsito.

logo valendo

A UEM faz parte desta política pública e conta com as professoras  Débora Regina de Oliveira Moura Abreu e Thais Aidar de Freitas Mathias, do Departamento de Enfermagem, na Comissão de Análise de Dados do PVT no município.

A Comissão reúne representantes de vários setores e órgãos públicos da cidade. São eles, titulares e suplentes, pela ordem, Ana Rosa Oliveira Poletto/coordenadora e Vanda Lúcia de São José Sordi (Secretaria de Saúde); Rafael dos Santos Martins/coordenador e Fábio Luiz Poiani (Secretaria de Mobilidade Urbana); Débora Regina de Moura Abreu e Thaís Aidar de Freitas Mathias (UEM/Departamento de Enfermagem); Ivete Aparecida Vieira e Sara Mônica Pitot Soriano (DER); Capitão Régis Roberto Gonçalves e 1º Tenente Anderson Luiz Feijó (5º Grupamento do Corpo de Bombeiros); Gustavo César Lopes Geraldino e Fabrício Augusto Bariano (Detran); Luiz Aparecido Balan e Kallinka Rúbia Vieira de Souza (Núcleo Regional de Educação); Eliane Ribeiro de Oliveira e Michela Mariane Coelho Paulino (Secretaria de Educação); Simoni Pimenta de Oliveira e Camila Del Tregio Esteves (15ª Regional de Saúde); e Maurício Medeiros Lemos e Clayton Lacerda Carlin (SAMU).

Outras informações podem ser obtidas neste link do Ministério da Saúde; ou aqui (sobre a ação internacional); ou ainda nestes artigos científicos escritos para falar sobre o Projeto ou analisar o Programa.

transito em Maringa

Serviço

O quê: Apresentação das ações do Projeto Vida no Trânsito no Paraná e em Maringá

Data: 19 de abril (quinta-feira)

Horário: 8 horas

Local: auditório do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, bloco 2, câmpus sede da UEM

 

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv