Evento ocorrerá o dia todo, visando discutir as experiências e relatos dos formadores engajados no PNAIC
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está sediando, nesta quinta-feira (12), o Encontro Presencial V, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, destinado aos formadores locais, dos municípios do PNAIC UEM.
As atividades, com formadores locais (educação infantil e do 1º ao 3º ano) e com formadores locais do PNME, nos blocos C-34 e auditório do PDE (B-33), incluem palestras abordando temas como "Do desenho à escrita: passagem do ‘desenho das coisas’ para o ‘desenho das palavras", intervenções pedagógicas, e roteiro para apresentação do relato de experiência do PNAIC UEM.
Também estão previstas palestras sobre Educação Matemática e Laboratório de Educação Matemática, exposição de materiais didáticos, além de outras atividades ao longo do dia.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios, visando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental.
O Plano de Formação Continuada de Alfabetizadores é constituído de cursos Presenciais na UEM, com continuidade na Formação em Serviço nos municípios: estudo, planejamento de intervenções pedagógicas, acompanhadas de ações de verificação dos níveis de aprendizagem das crianças.
O processo de formação continuada nacional é coordenado, atualmente por 41 IES públicas, sendo três universidades no Paraná, incluindo a UEM.
Além dos cursos de formação presenciais, a Universidade Estadual de Maringá faz o acompanhamento das formações que são realizadas nos municípios pelos professores orientadores.
A coordenação do projeto na UEM é da professora Regina Lúcia Mesti, do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP). Outras informações pelo telefone (44) 3011-5047.