Tools

DSC 0067

A organização foi da Educação Permanente do HUM

Encerrado, nesta quinta-feira (5), o curso Aposentadoria: conhecendo os trâmites administrativos e a necessidade de preparo para a desaposentadoria.  Cento e dezoito servidores que têm previsão de requerer aposentadoria nos próximos cinco ou sete anos frequentaram as aulas, realizadas no Auditório do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

A iniciativa do curso partiu do setor de Educação Permanente do HUM, que identificou uma demanda entre os professores e técnicos do Hospital. “Na verdade, eles se solicitaram às diretorias e elas passaram para o nosso setor. Pela adesão ao curso, vemos que, realmente, foi importante abordar esse tema”, informou a enfermeira Ellen Aleixo, responsável pela Educação Permanente, que destacou a participação de docentes e técnicos do Hum e da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

As aulas foram ministradas pelo chefe da Divisão de Registro e Cadastro da UEM, Wilder Ribeiro de Morais (foto acima). Ele falou de forma bem didática sobre as regras gerais de aposentadoria; aposentadoria por invalidez; aposentadoria especial; documentos necessários para o processo, abono de permanência, entre outras informações importantes para quem está planejando deixar as atividades na Universidade e no HUM.

Segundo Wilder, esses cursos são muito úteis para o setor em que ele atua há 19 anos, Divisão de Registro e Cadastro (RCA) da UEM. “É importante porque acaba com alguns mitos em relação à aposentadoria e o pessoal procura a nossa equipe mais informado, com uma noção mais realista do processo de aposentadoria”, explicou Morais.

MARCO PEQ

Marcos Cipriano (foto acima), um dos alunos do curso, disse que as informações foram bastante úteis. “Especialmente, porque eu tinha dúvidas, já que mudei de cargo há pouco tempo. Está tudo mais claro, agora”, destacou o técnico-administrativo do HUM.

O curso de 4 horas ofereceu certificado, que poderá ser utilizado no processo de ascensão de nível na carreira.

uem tv