aula magna de odontologia 20180403 1623840931

 

Carlos José Soares destacou que o Brasil representa 90% da produção científica da América Latina

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PGO) da UEM (Universidade Estadual de Maringá) promoveu, na manhã desta terça-feira (3), no Anfiteatro Professor Yoshiaki Fukushigue (Bloco E-90/UEM), a aula magna em recepção aos acadêmicos da décima primeira turma do Curso de Mestrado. A palestra Pós-graduação na Odontologia Brasileira: estágio atual e perspectivas foi ministrada pelo Coordenador de Área da Odontologia na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e professor da Faculdade de Odontologia da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), Carlos José Soares. 

“Estamos saindo de um processo de avaliação desses últimos quatro anos e a odontologia é uma das áreas consolidadas dentro da Capes, pois tem um longo histórico dentro da pós-graduação. Nós tivemos um crescimento nos programas com nota seis e sete, tivemos uma migração bastante considerável dos programas três para quatro e isso reforça a qualidade e a importância da pós-graduação na odontologia no Brasil”, ressaltou Soares. 

Segundo Soares, o Brasil representa 13% da produção científica na área em relação ao mundo. “Se nós compararmos com a América Latina, isso representa quase 90% de tudo o que é feito de pesquisa em odontologia”. 

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Itana Gimenes, representou o reitor, Mauro Baesso, e destacou os projetos desenvolvidos pelo Departamento de Odontologia e pela pós-graduação. “A odontologia traz para a UEM muitos resultados positivos no ensino, pesquisa e extensão”, afirmou. 

“Somos um curso relativamente recente, mas que contribui com trabalhos científicos e tem uma ótima produção. O programa de doutorado formou o primeiro aluno. Temos procurado participar positivamente da produção científica no Brasil”, afirmou o coordenador da PGO, Sérgio Sábio. 

Integraram também a mesa de abertura do evento o diretor adjunto do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Nelson Nardo Junior, o chefe do Departamento de Odontologia, Carlos Alberto Herrero de Morais, o coordenador do Curso de Odontologia, Luiz Fernando Lolli, e o coordenador adjunto da pós-graduação, Cléverson de Oliveira e Silva. 

Acesse a Galeria de Fotos.