iv jied e iii eiid 20180321 1793234417

Professor da Universidade de Coimbra falou sobre corpo e imagem na abertura da 4ª JIED e do 3º EIID

Na manhã desta quarta-feira (21), ocorreu, no Blobo I-12, no câmpus sede da UEM (Universidade Estadual de Maringá), a abertura da 4ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso (4ª JIED) e do 3º Encontro Internacional da Imagem em Discurso (3º EIID). A proposta dos eventos é fazer o encontro de várias vertentes do Estudo do Discurso. Autores como Michel Foucault, Michel Pêcheux, Mikhail Bakhtin, Dominique  Maingueneau  e Norman Fairclough serão contemplados em conferências e mesas coordenadas, além dos painéis dos estudantes.

iv jied e iii eiid 20180321 1507544766

A mesa de abertura foi composta por autoridades e representantes da Universidade, Angelo Prioli, diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Juliano Desiderato Antônio, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras (PLE), Manoel Messias Alves da Silva chefe do Departamento de Língua Portuguesa (DLP), Luiz Carlos Mangia Silva chefe adjunto do Departamento de Teorias Lingüísticas e Literárias (DTL) e Roselene de Fátima Coito (DLP), coordenadora do evento.

A primeira conferência foi ministrada pelo professor da Universidade de Coimbra, Joaquim Braga, e apresentou o tema Da Convergência Figurativa: inclusão e representação do corpo nos processos de mediação imagéticos. O pesquisador criticou os meios digitais e as novas tecnologias com relação à representação do corpo.

Segundo Braga, a imagem do corpo não é somente a representação do corpo e os meios digitais perdem a essência em suas representações. O pesquisador abordou didaticamente, entre outros assuntos, a representação imagética, diferença entre imagem publicitária e artística, softwares de edição e representação digital. “Há mais corpo porque há menos imagem”, finalizou.

Os eventos seguem até o dia 23 de março. Os trabalhos que serão apresentados foram publicados no Caderno de Resumos. Acompanhe a programação das apresentações.

iv jied e iii eiid 20180321 1517081295

Acesse a galeria de fotos.