atlética1

UEM recepciona mais de 3 mil novos alunos

A Semana de Integração: Calourada 2018 começou hoje (12) em todos os câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Oficinas, palestras, apresentações culturais e vivências corporais compõem a programação que segue até o dia 23.

No câmpus sede de Maringá, o evento iniciou as atividades pela manhã no Palco Livre, ao lado do Restaurante Universitário. Durante a abertura oficial, representantes da administração da UEM e dos estudantes recepcionaram os calouros.

calourada abertura

O reitor, Mauro Baesso, destacou que a administração, por meio da reitoria e dos demais setores administrativos, luta para manter a qualidade da UEM. Mauro ressaltou também o sentimento de pertencimento e valorização que a comunidade acadêmica possui.

O professor Julio Damasceno, vice-reitor, afirmou que a formação é infinita e que neste momento começa um novo ciclo, mas que o processo de aprendizado será contínuo, por isso os alunos devem ser proativos e participativos. Explicou também que a Universidade oferece um conjunto de setores e pessoas que darão apoio à formação acadêmica.

Representando o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, o Secretário Municipal de Cultura, Rael Toffolo, destacou o empenho do Diretório Central de Estudantes (DCE), que buscou parcerias e conseguiu recursos para a realização das atividades da Calourada 2018. Rael é professor do Departamento de Música da UEM e esteva à frente da Diretoria de Cultura antes de assumir o cargo na prefeitura.

Ana Tiyomi Obara, pró-reitora de Ensino, agradeceu o empenho da comissão organizadora da Calourada 2018. Segundo a professora, as atividades estão embasadas em uma formação crítica e responsável, mostrando aos novos integrantes da comunidade acadêmica que é possível viver e aprender em um ambiente livre de violência e discriminação.

Representando a pró-reitora de Extensão e Cultura, Itana Maria de Souza Gimenes, Érica Cintra, diretora de Extensão, falou sobre os 460 projetos de extensão em andamento e convidou os alunos a participarem das ações que a UEM oferece à comunidade local. Marivânia Conceição de Araújo, diretora de Cultura, chamou atenção dos participantes para a importância de se estudar em uma universidade pública e de qualidade.

O diretor de Graduação, John Kennedy Pereira de Castro, explicou que a proposta do evento teve base no protagonismo coletivo, destacou a realização das oficinas e ressaltou que serão duas semanas de aprendizado, integração e humanidade.

“O que buscamos é mais do que uma universidade pública, mas uma universidade a serviço do interesse público”, destacou Giovanna Serafim Morelli, presidente do DCE. Ressaltou ainda a importância dos movimentos estudantis e da união dos alunos para melhoria da instituição.

DCE

As baterias das atléticas encerraram as boas-vindas aos calouros. Em seguida, todos foram convidados para um momento simbólico, em que os participantes puderam sugerir ações a serem realizadas na UEM colando folhas em uma ilustração em formato de árvore que decora a recepção da Biblioteca Central (BCE).

calourada 12 03 2018 20180312 1798281324

calourada 12 03 2018 20180312 2042929512

Calouros

O sonho de ingressar na UEM começou hoje (12) para aproximadamente 3800 novos alunos. Ao todo, mais de 17 mil alunos iniciam as atividades acadêmicas.

Com o início das aulas, o que fica clara é a vocação dos novos estudantes da Universidade. Os próximos anos serão preparatórios e de muita dedicação para aprender a profissão escolhida. A caloura de Psicologia, Isabela Braga, afirmou com convicção o motivo que a fez escolher o curso. “Eu quero ajudar as pessoas dessa forma. Estou muito feliz com a minha decisão”.

Jaqueline Fernandes sempre soube que queria ser professora e gostava muito de geografia. “Por isso, a decisão foi fácil: Licenciatura em Geografia”, afirma. Já para Afonso Luiz de Oliveira a escolha demandou mais tempo. “Eu queria um curso de Biológicas, fiquei em dúvida entre Biologia e Biomedicina, e acabei optando pela última”.

A Calourada 2018 oferece atividades gratuitas e abertas à comunidade interna e externa da Universidade, preferencialmente aos calouros, porém se houver sobra de vagas nas oficinas estas poderão ser preenchidas pela comunidade acadêmica em geral.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv