debora

Abertura da mostra marcou o Dia Internacional da Mulher

Está em cartaz, até dia 18 deste mês, no saguão do segundo piso do Shopping Avenida Center, a exposição Mulheres na Ciência, uma iniciativa que tem como objetivo dar destaque às cientistas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e comemorar o mês da mulher.

Segundo a professora do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia da UEM, Débora Sant’Anna (foto acima), que é também pesquisadora do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), a exposição é fruto de uma discussão sobre o papel da mulher na ciência, desenvolvida pela professora do Colégio Adventista de Maringá, Thaís Sanches Santos. “A Thaís levou as crianças do sexto ano do Ensino Fundamental a pensarem sobre o tema e, por meio de pesquisas na internet, eles chegaram a onze nomes de cientistas que têm expressão nacional e internacional em suas áreas”, explicou. A professora, no entanto, chamou atenção para o fato de que a exposição só se tornou realidade porque a diretora geral do Colégio Adventista de Maringá, Érica Miranda, abraçou o projeto.

Thaís Santos acrescentou que a parceria UEM/Adventista resultou na produção de totens, que destacam a imagem e o currículo de onze mulheres que levam o nome de Maringá para o mundo, por meio do conhecimento que produzem. “Somos a maioria nas universidades, temos um peso grande como pesquisadoras e produtoras de conhecimento, mas as pessoas não conhecem essa força da mulher. Continuamos tendo menos recursos para pesquisa, ganhando salários menores que os dos homens, entre outras questões. Por isso, é importante mostrar o que podemos produzir”, alertou Thaís (na foto abaixo, ao centro).

adventistas

Homenageadas – A abertura da mostra foi realizada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Contou com a presença de dezenas de pessoas da comunidade acadêmica e da diretora Érica do Colégio Adventista, que estava acompanhada do representante da mantenedora da instituição de ensino, o pastor Vanderson Costa (foto acima).

Durante a abertura da exposição, o reitor da UEM, professor Mauro Baesso, e as mulheres homenageadas foram representadas no discurso da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Célia Regina Granhen Tavares, um dos nomes de destaque na exposição. Ela lembrou que a iniciativa é uma forma de “mostrar às meninas que estão na escola, começando a vida intelectual, de que é possível ser expoente na ciência, seja na área de humanas, seja das engenharias, como eu, que sou da área da Engenharia Química. É um incentivo ao futuro da mulher na Academia e na pesquisa”, reforçou a professora.

evanilde

As homenageadas receberam um presente da organização da exposição e do Shopping Avenida Center. Além da professora Célia Regina Granhen Tavares, as cientistas em destaque são: Alice Eiko Murakami (Zootecnista); Maria Celeste Vidigal (Engenheira Agrônoma); Tânia Ueda Nakamura (Farmacêutica); Lucia Maria Zeoula (Zootecnista); Evanilde Benetido (Bióloga); Eliane Gasparino (Zootecnista); Maria Cristina Machado (Pedagoga); Rosângela Bergamasco (Engenheira Química); Cláudia Bonecker (Bióloga); e Sônia Silva Marcon (enfermeira).

A exposição Mulheres na Ciência fica em cartaz no Avenida Center até o próximo domingo, dia 18 de março. Depois, ficará aberta ao público na Associação dos Docentes da UEM (Aduem), até o dia 30 deste mês. A Aduem fica na rua Alencar de Oliveira Paiva, 270 - Zona 7.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv