professor98

Programa é destinado ao estágio dos estudantes de licenciatura

Criado em 2009, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Ministério da Educação (MEC), que é destinado ao estágio de estudantes de licenciatura em escolas municipais e estaduais, pode encerrar suas atividades este ano. A vigência do edital em andamento termina hoje (28) e um novo edital deve ser publicado no mês de março.

Essa informação vem preocupando todos os envolvidos com o programa, mas principalmente os bolsistas de graduação.

De acordo com José Antonio Martins, coordenador geral do Pibid na UEM (Universidade Estadual de Maringá), desde 2010, quando o primeiro edital foi lançado, mais de dois mil estudantes receberam bolsas. Aproximadamente 500 bolsistas, em todos os níveis, estão cadastrados no programa atualmente.

O estágio antecipa o vínculo entre o estudante de licenciatura e as salas de aula. “O Pibid colabora com a formação docente, pois os futuros professores vivenciam o contexto da sala de aula. Eles conhecem a escola real e não a ideal. Isso em razão do tempo dedicado e da abordagem junto aos coordenadores e supervisores”, afirma Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar, coordenadora de alfabetização do Pibid Pedagogia da UEM.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é a instituição responsável pela concessão de recursos financeiros para as bolsas e custeio das atividades. São três modalidades de bolsa: iniciação à docência, para estudantes de licenciatura; supervisão, para professores das escolas; e coordenação, para professores da IES (Instituição de Ensino Superior).

Residência Pedagógica

Em outubro do ano passado, o Ministério da Educação (MEC) lançou a Política Nacional de Formação de Professores. Entre as ações dessa nova política, está a substituição do Pibid pelo Programa de Residência Pedagógica. A promessa do Governo Federal é tornar o estágio em docência acessível a todos os estudantes, aumentando o número de bolsas. Em 2018, deverão ser ofertadas cerca de 80 mil vagas.

Após o lançamento do novo programa houve uma mobilização nacional para que o Pibid fosse mantido. A comunidade acadêmica reagiu em eventos, reuniões e redes sociais. A principal incerteza é com relação às bolsas. O novo programa aumenta o alcance para participação no estágio em docência, porém não garante que todos receberão bolsa.

Martins explica que o maior problema com relação ao não pagamento de bolsas é a evasão do curso de licenciatura, pois o aluno deverá buscar uma fonte de renda em outras opções que não são direcionadas para a formação docente.

Despedida

2018 02 24 Encerramento PIBID Pedagogia MG 2815

Estudantes, supervisores e coordenadores do Pibid Pedagogia, além de chefes de departamento e coordenadores de colegiado, estiveram reunidos na sede da Aduem (Associação dos Docentes da UEM), no último sábado (24), a partir das 9h, em um café da manhã de encerramento. O evento reuniu aproximadamente 80 pessoas. O Pibid Pedagogia trabalha com os alunos em três frentes, alfabetização, gestão e matemática.

2018 02 24 Encerramento PIBID Pedagogia MG 2915