Time Logo copy

Estão abertas as inscrições para participação no projeto TIME (Teoria e Investigação em Matemática Elementar). Este ano, ocorrerão treinamentos para olimpíadas e oficinas de matemática. As ações são realizadas aos sábados, das 8h ao 12h, no Departamento de Matemática (DMA) da UEM (Universidade Estadual de Maringá).

Em vigência desde 2013, o projeto oferece atividades visando à interdisciplinaridade, a ludicidade, a investigação matemática e a preparação para olimpíadas. O projeto atende alunos do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.

“Nos treinamentos, os participantes são levados a pensar em problemas típicos de olimpíadas de matemática, estimulando as capacidades de resolução de problemas, de busca de padrões, de investigação matemática e de comunicação de ideias. De forma geral, os encontros são bastante dinâmicos, com muita abertura para que os participantes apresentem ideias, tragam problemas e questionem soluções”, afirma Eduardo de Amorim Neves, coordenador do TIME.

“Já as oficinas têm como objetivo mostrar algumas relações da matemática com outras áreas do conhecimento, como artes, engenharia, computação, filosofia, entre outras. Em geral, as oficinas têm uma dinâmica bastante lúdica, com os participantes executando tarefas manuais, construindo objetos e observando neles diversas relações matemáticas”, explica Eduardo.

Para o primeiro semestre deste ano estão programadas as oficinas de Astronomia e Trigonometria, Modelagem com Epiciclos, Luzes e Sombras na Matemática e Mandalas e Tabuadas geométricas. De acordo com o calendário do TIME, as inscrições serão abertas com duas semanas de antecedência da sua realização.

Com relação às atividades de treinamento para olimpíadas, os interessados podem fazer inscrição no site www.dma.uem.br/time.

Os contatos para mais informações são dos professores Thiago Fanelli Ferraiol (tfferraiol@uem.br) e Eduardo de Amorim Neves (eaneves@uem.br).

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv