Professor desfocado em sala de aula divulgacao

Eventos serão realizados no Anfiteatro Adelbar Antonio Sampaio

O Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá promove, em fevereiro e março, palestras que abordam vários aspectos ligados à educação e licenciatura. Os eventos ocorrem no Anfiteatro Adelbar Antonio Sampaio, térreo do Bloco F67, câmpus sede da UEM, todos com início às 14 horas. Os palestrantes convidados são professores da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS) e das Universidades Federais de Juiz de Fora  (UFJF) e de Santa Catarina (UFSC).

Filosofia na Formação do Professor de Matemática: interdisciplina? é o título da palestra do dia 26 de fevereiro. O professor Adlai Ralph Detoni, da UFJF, é quem traz as informações e discussões para o público. Detoni é doutor em Educação Matemática e tem como foco a pesquisa que ele desenvolve na área da filosofia na educação matemática.

No dia 27 de fevereiro, o professor Maurivan Güntzel Ramos, do curso de Licenciatura em Química da PUC/RS, apresenta o debate acerca da Análise Textual Discursiva na Pesquisa em Educação e na Formação Continuada de Professores.

E, por fim, em 2 de março, Jorge Cássio  Costa Nóbriga, da UFSC, explica como utilizar a plataforma GeoGebra, um aplicativo de matemática dinâmica que combina conceitos de geometria e álgebra.

PCM

O PCM é uma resposta à crescente demanda dos egressos dos cursos de licenciaturas e de professores atuantes no ensino básico e superior das instituições públicas e particulares que buscam aperfeiçoamento na formação acadêmica. Nessa perspectiva, o Programa tem como objetivo qualificar os profissionais, nos cursos de mestrado e doutorado stricto sensu, para atuação no sistema educacional em todos os níveis, visando à criação de um espaço para a discussão de referenciais para uma ciência que se constrói a partir de uma mediação da pesquisa e de sua técnica no espaço educacional.