usf

O Programa Universidade Sem Fronteiras, elaborado e desenvolvido pela Seti, está entre as maiores ações de extensão do País

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) publicou, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, as normas relativas ao processo de seleção interna de propostas a serem submetidas à concorrência do edital do Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras (USF), da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Serão escolhidos 63 projetos de extensão da UEM, que deverão se enquadrar em um dos seguintes subprogramas: Educação, Promoção da Saúde; Agricultura Familiar e Agroecologia; Inovação e Diversidade Cultural; Inclusão e Direitos Sociais.

O envio das propostas, com a documentação exigida, deverá ser feito até 5 de março para o endereço eletrônico sec-pec@uem.br. Para outras informações consulte o Edital 01/2010-PEC.

Sobre o USF

O Programa Universidade Sem Fronteiras, elaborado e desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, figura hoje, em investimento financeiro e capital humano,  entre as maiores ações de extensão universitária em curso no País. Desde outubro de 2007, equipes multidisciplinares compostas por educadores, profissionais recém-formados e estudantes das universidades e faculdades públicas do Paraná, trabalham em centenas de projetos, presentes hoje, em mais de 200 municípios.

O critério fundamental que orienta a proposição e seleção dos projetos, é a capacidade de desenvolvimento nos municípios socialmente mais críticos, identificados a partir da mensuração do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Itana Maria de Souza Gimenes, explica que os recursos financeiros para o presente Edital do USF contemplarão até 85 projetos para desenvolvimento no Estado, sendo que o valor destinado para cada projeto pode ser de até R$ 82.500,00, somando pouco mais de R$ 7 milhões.

Além disso, cada instituição de ensino superior do Paraná receberá dois carros para apoiar os projetos, melhorando assim as condições de execução dos mesmos. “A PEC está disponível para esclarecer e apoiar na elaboração de projetos”, afirma a pró-reitora.