2017 11 17 Professor Manoel Messias MG 6529

Resultado de 12 anos de pesquisa, a obra é de autoria do professor Manoel Messias Alves da Silva. O lançamento será na Aduem

Será lançado, nesta quinta-feira, dia 14, o Dicionário Terminológico da Nanociência e da Nanotecnologia, de autoria do professor Manoel Messias Alves da Silva, do Departamento de Língua Portuguesa da UEM (Universidade Estadual de Maringá). O lançamento terá início às 18 horas no Auditório Nadir Canacian, na Associação de Docentes da UEM.

Publicado pela Editora Appris, o dicionário é resultado de um longo trabalho de pesquisa desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM e no pós-doutorado na Universidade Nova Lisboa. Foram 12 anos de estudo até que a obra fosse publicada, segundo Silva.

A proposta, ainda de acordo com o autor, é elucidar os termos da Nanociência e da Nanotecnologia mais utilizados pelos especialistas da área, trazendo ainda termos que estão relacionados a outras ciências, com abordagem simultânea de termos científicos e técnicos fundamentais que constituem o cerne das duas áreas centrais apresentadas.

No livro estão registrados termos coletados no português brasileiro e no português europeu. São aproximadamente 900 verbetes. “Procuramos apresentar um dicionário mais abrangente e exaustivo possível dentro dessa área especializada”, afirma o autor. A expectativa é que a sistematização das terminologias possa contribuir para a eficácia da comunicação entre especialistas.

A obra conta o apoio da UEM, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação Araucária.