2017 12 12 DOACAO MOVEIS ROTARY AAHU 0016

O material vai beneficiar pacientes e servidores do PA

Membros do Rotary Clube Maringá Cidade Ecológica e Maringá Sul e a Associação dos Amigos do Hospital Universitário (AAHU) estiveram, nesta terça-feira (12), pela manhã, no Pronto Atendimento do Hospital Universitário Regional de Maringá (PA/HUM) para entregar vinte e um móveis, que vão reequipar a Sala de Observação Pediátrica.

O material foi comprado por meio de uma parceria entre a Associação e o clube de serviço, por meio do Projeto de Subsídio Distrital. Zilda Aparecida Campos, do Rotary Maringá Cidade Ecológica, explicou que o Rotary Internacional subsidia ações de parceria encaminhando recursos para as áreas onde os membros também oferecem ajuda assim como a comunidade. “Cada parte oferece um terço do total de recursos necessários para atender diferentes demandas da sociedade”, explicou Zilda.

Nesta ocasião, foram doados 3 berços cama; 5 berços; 8 cadeiras, 3 mesas de apoio, 1 mesa de refeição e 1 porta soro. “Os móveis custaram cerca de R$ 14 mil e foram adquiridos com o Subsídio Distrital da Fundação Rotária, a união dos Rotary Clubs de Maringá, Paiçandu, Sarandi, e a AAHU”, acrescentou outro membro do Rotary, Alcides Martinhago.

O presidente do Rotary Cidade Ecológica, Oleocir Atílio Folle, disse que precisava agradecer a enfermeira Debora Arruda, do Núcleo Interno de Regulação do HUM, por ter feito o contato com o clube de serviço e viabilizado a doação. “Estamos muito felizes por podermos participar desta iniciativa, porque nosso objetivo é sempre olhar para a sociedade e o pedido de vocês aqui do HUM nos permitiu ajudar. Ainda tivemos a parceria da Associação de Amigos do hospital e o trabalho da Zilda [Campos], da Sandra [Orlando] e da Helena [Silvestre], aqui presentes, que colocaram a mão na massa para que tudo desse certo. Por isso, muito obrigado pela oportunidade”, disse o presidente.

Enfermagem – A diretora de Enfermagem do HUM, Marli Balan, agradeceu a doação. Disse que os móveis serão de grande ajuda no processo de assistência aos pacientes e acompanhantes das crianças usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Marli ainda lembrou que, quando se equipa adequadamente um ambiente dentro de um hospital, o benefício não é só para o paciente, mas para aqueles que trabalham no local. “Nosso trabalho é extremamente estressante, especialmente, aqui no pronto atendimento. Mas quando atuamos num local bem equipado e vendo o bem estar do paciente esse estresse é amenizado. Por isso, quero dizer que esse olhar do Rotary e da AAHU para as nossas necessidades nos anima muito. Agradeço em nome da equipe da enfermagem do PA e do HUM”, falou a diretora.

A presidente da AAHU, Mirian Bardeja, lembrou que “iniciativas como essas são sempre bem vindas para o HUM. Temos muitas necessidades e estamos sempre abertos a novas parcerias que possam melhorar as condições dos pacientes e dos servidores que atuam no Hospital”.

2017 12 12 DOACAO MOVEIS ROTARY AAHU 0065

Homenagem – Antes de fazer suas considerações, o superintendente do HUM, Mauricio Chaves Jr., pediu que fosse feito um minuto de silêncio em homenagem ao médico do HUM Dorival Moreschi  Jr., que morreu na tarde de segunda-feira (11), vítima de câncer. Depois da homenagem, Chaves Jr. se disse honrado com a parceria do Rotary. Confessou que, às vezes,  quando se está à frente de uma instituição como o HUM, se quer resolver tudo, ter solução para tudo, mas são muitas as demandas. “Só com o apoio de entidades como a de vocês e o empenho dos nossos servidores e dos voluntários, como da Associação [AAHU], é que se torna possível avançar. Sabemos que vocês conhecem a seriedade do nosso trabalho e, por isso, nos apoiam. No final do mês passado, o Rotary nos doou pinças para cirurgias oftalmológicas. Agora são os móveis. Fechamos o ano de maneira positiva. 2017 foi bastante difícil. Mas estamos otimistas que, no ano que vem, as coisas melhorem e possamos vencer mais algumas batalhas. Queremos viver mais dias especiais como este. Este é um dia muito especial para o futuro desta enfermaria e para as crianças que passam por elas”, completou o superintendente.

2017 12 12 DOACAO MOVEIS ROTARY AAHU 0073

A solenidade terminou com o descerramento da placa que registra a doação, realizado pela enfermeira Debora Arruda e o presidente do Rotary Maringá Cidade Ecológica.

Participaram da entrega dos móveis, além das pessoas já nominadas, o assessor de Planejamento do HUM, Edson Moribe; a chefe do setor de Recursos Humanos do HUM, Renata Valim; a chefe interina da Divisão de Atenção, Liliana Hayakawa; e as enfermeiras do hospital, Debora Arruda e Kelly Iamaguchi.

Ainda estavam presentes a governadora assistente do Rotary, Stela Napolis, e os membros  Conrado Salgueiro Simões; Claudinei Waterkamper; e Adriana Soares.