Brinquedoteca

São atendidas semanalmente cerca de 150 crianças das escolas municipais de Cianorte

O Projeto de extensão Brinquedoteca, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Câmpus Regional de Cianorte (CRC), começou a funcionar em 2012, através de uma iniciativa dos alunos. O objetivo do projeto é ser um espaço de reflexão e pesquisa dos estudantes de pedagogia sobre a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança.

As propostas são de recreação orientada, apoio à aprendizagem, espaço literário e artístico, e projetos de ensino específicos sobre o brincar e a brincadeira. Atualmente, em torno de 40 acadêmicos participam da iniciativa.

A Brinquedoteca possui uma sala sede na Universidade, em que atende crianças de 3 a 6 anos, das escolas municipais de Cianorte. São cerca de 150 crianças recebidas por semana. No espaço, existe uma estante com livros infantis, brinquedos convencionais e artesanais, jogos de tabuleiro, pelúcias, mesas, almofadas.

Também são promovidas brincadeiras para as crianças da Instituição Filantrópica Rainha da Paz e para as internadas no Hospital São Paulo. Além dos brinquedos, o lúdico também é incentivado através de contação de histórias.

O aluno Flávio Pamplona, do primeiro ano de Pedagogia, atuou no hospital e na instituição filantrópica. “Além de servir como experiência para os estágios, posteriormente, e para a vida profissional, acredito que a gente não só ajuda no desenvolvimento de alguém, como também acaba aprendendo novas coisas”, declarou. Ele acrescenta que adquire conhecimento através das formações e preparações realizadas para o desenvolvimento do projeto, que são essenciais em sua formação acadêmica.

Mais informações e fotos do projeto na página do Facebook. Para agendar horário para turmas escolares, o telefone de contato é o (44) 98436-8035.

*(Com orientação dos jornalistas da Assessoria de Comunicação)