Palco Livre

O evento presta uma homenagem ao Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher

Nesta quinta-feira, dia 23, o Palco Livre UEM é especial e vai lembrar o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. As atividades iniciam às 11h30, em frente ao Restaurante Universitário.

O Palco Livre é uma realização da PAE (Política de Assistência Estudantil) e tem como objetivo a integração universitária com música, poesia, artes, formação política e informação. 

Nesta semana, a programação leva a assinatura do Numape-UEM (Núcleo Maria da Penha), do Nudisex-UEM (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Diversidade Sexual), do Projeto de Extensão Educação, Gênero e Violência e do Programa ProAção. E ainda conta com o apoio do Conselho da Comunidade de Execuções Penais da Comarca de Maringá. 

Sobre a data – Até 1999, 25 de novembro era conhecido como o Dia Latino-Americano de Não Violência Contra a Mulher, instituído durante o 1º Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho, em 1981. Foi uma homenagem às irmãs Mirabal, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1960, por se oporem à ditadura de Trujillo, na República Dominicana. 

Em 1999, a ONU reconheceu internacionalmente o dia 25 de novembro, em referência às Mariposas.