13

São 1.304 candidatos a mais em relação ao ano passado. As provas serão aplicadas em Maringá e em outras nove cidades do Paraná

As provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS) da UEM serão aplicadas neste domingo, dia 19. Ao todo, 27 mil candidatos se inscreveram para o concurso, dos quais 13.888 na etapa 1, 8.210 na etapa 2 e 4.902 na etapa 3. A entrada em sala será permitida das 13h20 às 13h50. Para evitar problemas é sempre recomendado estar no local de prova com boa antecedência.

Outra recomendação importante é verificar, antecipadamente, onde irá realizar o concurso. Quem ainda não tem essa informação pode acessar o Menu do Candidato, com o login e senha cadastrados.

No dia da prova será exigida apresentação de um documento de identificação original, com foto. Sem ele ó candidato não poderá fazer a prova. Também é necessário trazer caneta esferográfica com tinta azul-escura, escrita grossa e tubo transparente, para o preenchimento do cartão de respostas.

Em Maringá são aguardados 13.630 candidatos. As provas serão aplicadas também em Apucarana (1.770), Campo Mourão (1.132), Cianorte (1.230), Goioerê (539), Ivaiporã (593). Loanda (573), Londrina (3.769), Paranavaí (1.224) e Umuarama (2.542).

Perfil - A maioria dos inscritos é do sexo feminino (61%), reside em Maringá ou nas cidades da região Noroeste (57,5%), cursou o ensino fundamental em escola particular (42,49%), assim como o ensino médio (56,3%). 73% declaram-se de raça branca, 22,7 são de famílias com renda de até dois salários mínimos, 21% de dois a três salários, 25% de três a cinco salários e 20% de cinco a dez salários.

Concorrência - Este concurso oferece 752 vagas para os estudantes que irão realizar a terceira etapa e ingressarão na UEM no ano letivo de 2018. Os três cursos mais concorridos são Medicina, com 64,1 candidatos por vaga, Odontologia (22,9) e Arquitetura e Urbanismo (19,1).

Resultado e Matrícula - O resultado final da Etapa 3 do PAS- 2017 será divulgado pela Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU),  às 10h do dia 30 de janeiro, em www.vestibular.uem.br. A matrícula, em primeira chamada, deverá ser feita nos dias 5 e 6 de fevereiro, também pela internet. As aulas terão início no dia 12 de março.

Os resultados das Etapas 1 e 2 serão divulgados no dia 9 de fevereiro , a partir das 10 horas, pelo site.

Sobre o PAS - O Processo de Avaliação Seriada (PAS-UEM) é uma modalidade do processo seletivo para ingresso no Ensino Superior destinado aos alunos matriculados regularmente no Ensino Médio e que abrange todas as séries desse nível de ensino. Ao final de cada série, o aluno realiza uma prova. O desempenho em pontos obtidos em cada prova será acumulado e determinará o desempenho final do candidato nesse processo, compondo o escore final utilizado para a classificação ao curso pretendido. Assim, ao invés de o aluno fazer um só exame ao final do terceiro ano, como ocorre no concurso vestibular convencional, ele participa de avaliações seriadas, as quais contemplam conteúdos específicos da série em que o aluno está matriculado no Ensino Médio.

Plantão de véspera - A CVU estará de plantão neste final de semana, para atendimento aos candidatos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 44 3011-4450.