foto2 SITE

Os participantes receberam orientações sobre manejo, abastecimento e comercialização do fruto

O Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural de Horticultura, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), reuniu cerca de 200 agricultores da região de Santa Isabel do Ivaí para o Dia de Campo do Abacaxi, na última quinta-feira (26). O objetivo é auxiliar o pequeno produtor do Noroeste do Paraná no cultivo deste fruto, principalmente na comercialização e nas práticas defensivas.

Durante o evento, os agricultores visitaram cinco estações que apresentaram as seguintes técnicas: aplicação de produtos fitossanitários (proteção sanitária vegetal contra ameaças, como fungos e bactérias); mecanismos para identificar pragas nos abacaxizeiros; identificação de doenças da fruta; e orientações sobre comercialização, com participação das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR). Também foram apresentados os aspectos econômicos da cultura.

O diretor geral da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Décio Sperandio, destacou a importância dos projetos de extensão universitários para a sociedade. “Essas ações que colocam o pesquisador em contato com a comunidade e, neste caso, trabalhando junto com os produtores, trazem muitos benefícios diretos”.

O extensionista Ricardo Domingues, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Santa Izabel do Ivaí, relata que a microrregião deve colher nesta safra cerca de 12 milhões de frutos, com uma receita bruta que pode chegar a R$15 milhões. "São 52 famílias dedicadas a este negócio, plantando uma área de aproximadamente 400 hectares com a cultura".

O programa realizou, neste ano, também o primeiro Simpósio Sul-Brasileiro de Olericultura. O evento reuniu além de agricultores da região, agrônomos e pesquisadores de diversos estados brasileiros.

“A carência de conhecimento técnico sobre a plantação de olericulturas prejudica a produção agrícola da região. Esse tipo de cultura tem uma plantação mais intensa, pois possui muitas ameaças, como pragas, fungos, clima etc. Por isso, é importante auxiliar os pequenos agricultores levando informações sobre os cuidados corretos com a plantação”, destacou o professor Denis Fernandes Biffe.

O programa também possui clínicas de atendimento para análise de pragas, doenças e distúrbios patológicos em hortaliças. O local de atendimento é o Departamento de Agronomia da UEM e no câmpus regional de Umuarama. Para mais informações entrar em contato pelo número (44) 3011-8916. O dia de Campo do Abacaxi teve parceria da Seti, Emater e Associação dos Produtores de Abacaxi do Noroeste do Paraná (Aproanp).

Fonte: Seti