NEWSLETTER 095/2022-ASC E PEC

Newsletter 095/2022-ASC e PEC



Olá, comunidade acadêmica!


A Assessoria de Comunicação Social (ASC) registrou, nas últimas duas semanas, rankings positivos da UEM. Além disso, o site trouxe informações sobre eventos e os estragos provocados pelo temporal que caiu sábado, dia 23, em Maringá, que exigiu a realização de mutirões no câmpus-sede. Tem ainda resultado do vestibular e homenagem aos indígenas e ao Dia da Educação. Confira ainda a Plataforma do C², que esta semana traz novidades sobre as ações da UEM durante a Expoingá, que começa dia 5 e vai até 15 de maio. É só clicar no link abaixo. Boa semana! ‍



1 - UEM é a 5ª universidade brasileira que mais contribui para agenda 2030 da ONU. Segundo o Impact Rankings 2022, a Instituição é a 1ª do PR e ocupa a posição 301-400 no mundo entre as 1.438 universidades classificadas.


2 - 125 pesquisadores da UEM entre melhores do Brasil e América Latina. Universidade posiciona-se como 14ª melhor pública nacional, além de ocupar posto de campeã do PR.


3 - Mais dois professores recebem Mérito Comunitário da Câmara de Maringá. Ambos estão entre os cientistas mais influentes do mundo; a iniciativa foi do vereador Maninho (no centro da foto).


4 - Novo edital oferece auxílio alimentação para os estudantes da UEM. Podem concorrer ao benefício estudantes de graduação e pós-graduação, de todos os campi da universidade.


5 - Participação da UEM pode impulsionar o desenvolvimento no Vale do Ivaí. O assunto foi tema de uma reunião do reitor da universidade com o prefeito e o vice-prefeito de Ivaiporã.‍


6 - Maringaense de 24 anos é a primeira colocada no Vestibular 2021 da UEM. Foto: Lucina Peña/CBN Maringá. Ela foi aprovada também na UEPG, mas vai optar pela UEM para fazer Medicina, curso no qual fez a melhor pontuação.‍


7 - Especial do Índio: UEM inclui indígenas no ensino superior há 20 anos. Universidade já formou 43 indígenas em várias graduações. Estudantes da UEM recebem apoio via Cuia e Auind. Acompanhamento no Paraná vem desde antes do vestibular e se estende até formatura; na foto: aluna Alciléia.


8 - UEM tem papel relevante para as metas definidas no Dia Mundial da Educação. Data marca o compromisso de 164 países com o setor, firmado no Fórum Mundial da área, há 22 anos.



10 - Reitor fala sobre recentes quedas de energia elétrica no câmpus sede. Assista ao vídeo da UEM TV com esclarecimentos prestados pelo reitor, professor Julio César Damasceno.


11 - Comunidade acadêmica pode usar aplicativo para serviço de telessaúde. Tecnologia foi reativada pelo Estado para atender quem tem síndrome gripal ou sintomas de Covid.


12 - Engenharia Civil oferece cursos de pós-graduação stricto e lato sensu. O departamento está com inscrições abertas para estudante regular do curso de mestrado e duas especializações.


13 - Arquiteto Nabil Bonduki propõe debate sobre Plano Diretor das cidades. Revisão de Plano Diretor deve vir a cada década; palestra com livre-docente ocorreu no Auditório da BCE.


14 - Licenciatura em Teatro da UEM realiza mais uma Mostra Integrada. Evento é uma iniciativa semestral do curso de graduação em Artes Cênicas e começa na próxima semana, no TUM.


15 - Estudo mundial ajuda no manejo de célula isolada com pinça ótica. Ilustração colocada em pesquisa que UEM está inclusa mostra ondas de pressão distribuídas em coluna d’água.


16 - Empresa Jr. apresenta projeto de consultoria à secretaria municipal. Adecon propõe elaboração de Procedimento Operacional Padrão para a Secretaria de Bem-Estar Animal de Maringá.


17 - Professor chileno visita a UEM por intermédio de edital do ECI. Na agenda, palestras, reuniões, visitas técnicas ao Hospital Universitário e à área primária de saúde.


18 - Palestra discute impacto da Guerra na Ucrânia para agronegócio brasileiro. O debate será realizado na 48° edição da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá.


19 - Simpósio de Enfermagem terá palestras com convidados internacionais. Tema do evento será as perspectivas para esta profissão a partir do contexto da pandemia de Covid-19.


20 - CerAUP se reúne com prefeitura para discutir agricultura familiar. Participantes discutiram novas iniciativas e participação da Universidade na Expoingá.


21 - Vídeo mostra ações de extensão no Consulado do Brasil, na Holanda. O projeto Arte e cultura indígena em Mariguã tem a participação do Coletivo Vestindo Cores.‍


Problemas para visualizar este conteúdo?
Entre em contato no e-mail: sec-cpr@uem.br