ultrassom

Outros hospitais do Estado também vão receber o aparelho que custa cerca de R$ 300 mil

Na tarde desta terça-feira (17), o secretário de estado da Saúde, Michele Caputo Neto, anunciou a entrega de um equipamento de ultrassom para o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). A iniciativa tem como objetivo reforçar a estrutura de atendimento da Rede Mãe Paranaense.

“O aparelho de ultrassom vai ajudar as maternidades que têm um peso estratégico na gestação de alto risco. Serão entregues 15 equipamentos para a Rede Estadual de Saúde, no valor de R$ 4,17 milhões”, afirmou Caputo Neto.

Com esses aparelhos de ultrassom, os hospitais beneficiados poderão identificar má formação cardíaca, inclusive em prematuros e bebês de baixo peso. Além disso, com eles, será possível avaliar toda complexidade de problemas como cálculos de obstetrícia, ginecológico, abdômen total, pediátrico e cardíaco. “Graças a estes aparelhos, os hospitais e maternidades vão poder, ainda, qualificar o trabalho nos ambulatórios, aumentando a eficiência do atendimento”, destacou o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd.

O HUM foi escolhido para receber o equipamento porque é referência em gestação de alto risco na região e atende casos de maior complexidade em crianças e gestantes. “Estamos recebendo uma tecnologia que nos permite acompanhar com imagens de qualidade todo o desenvolvimento do bebê”, acrescentou o superintendente do HUM, Maurício Chaves Júnior.

moribe

De acordo com o assessor especial para desenvolver atividades relacionadas à área de planejamento do HUM, Edson Tochiaki Moribe (foto, à direita, ao lado do secretário Caputo Neto), que foi à Curitiba receber a doação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o equipamento deve chegar a Maringá na próxima semana, porque precisa de transporte especial.

Segundo a Sesa, nos últimos sete anos de gestão, o Governo do Paraná já investiu R$ 630 milhões na estrutura da Rede Mãe Paranaense.