banner site 1

Workshop é parte de um evento maior no qual a equipe da UEM debaterá os resultados de um projeto para desenvolver pesquisa

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá participará, nos dias 30 e 31 de outubro, na Argentina, do 1º Workshop Internacional da Seda, e a UEM será a única instituição de ensino superior brasileira que estará presente no evento.

A UEM será representada por um grupo de cientistas da área de Genética e Bioquímica Molecular do Bicho da Seda, sob a coordenação da professora Maria Aparecida Fernandez, do Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular (DBC).

O workshop é parte de uma reunião mais ampla na qual o grupo vai discutir, de 30 de outubro a 3 de novembro, os resultados e perspectivas do projeto que participou chamado "Contribución a la reducción de la pobreza en la región ALC através de la sericultura con enfoque sustentable y agregado de valor local" (LA/2016/378-553), por meio de Chamada da Comunidade Européia "EuropeAid/150248/DH/ACT/LAC", com execução de quatro anos.

Os recursos são de 1.684.990,00 Euros (mais de R$ 6 milhões), sendo que, para a UEM, foram disponibilizados, além da aquisição de equipamentos de pesquisa e outros itens de consumo, um total aproximado de 400.000,00 Euros (quase R$ 2 milhões) relativos à execução do projeto.

O grupo da UEM reúne, além de Maria Aparecida Fernandez, os professores Ana Sílvia lapenta (DBC), Flavio Augusto Vicentes Seixas, do Departamento de Bioquímica (DBQ), Lucinéia de Fátima Chasko Ribeiro e Rose Meire da Costa Brancalhão, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e alunos de Iniciação Científica, mestrado, doutorado e de pós-doutorado.

O projeto é coordenado pelo Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI), da Argentina. Os outros grupos associados são o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), da Argentina; o Patronato del Centro Turístico de Capactation Sericícola Y de Reboceria de Jiquilpan Michoacan, do México; a Estácion Experimental Indío Hatuey, de Cuba; e, como um Instituto apoiador, o Centro de Ricerca Agricultura e Ambiente, da Itália.