brasil chile

As disciplinas fazem parte da cooperação internacional entre UEM e Universidade Católica do Maule. São 150 vagas para estudantes chilenos e brasileiros na área da educação física

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Universidade Católica do Maule (UCM), no Chile, está oferecendo, a partir de hoje (30), cursos on-line e gratuitos na área da Educação Física. Para aumentar esse fluxo entre acadêmicos, foi criada a mobilidade discente virtual, que consiste na promoção de cursos e disciplinas ofertadas por meio da educação a distância. As disciplinas fazem parte da cooperação internacional entre as duas instituições. São 150 vagas para estudantes chilenos e brasileiros.

O curso tem o objetivo de atualizar o conhecimento em disciplinas alternativas e trabalhar conceitos e processos relacionados às práticas corporais de aventura em cinco módulos, como skate, parkour, slackline, orientação e escalada. A duração será de duas semanas para cada esporte.

O pré-requisito de participação é ler a publicação "Atividades Alternativas em Educação Física" (texto em português) e responder as perguntas no Fórum de introdução às atividades de aventura, até o dia 2 de setembro, por meio do site.

O módulo Orientação será ministrado pelo professor Franklin Castillo, da UCM, e os demais por pós-graduandos e pelo professor Giuliano Pimentel, do Programa Associado UEM-UEL de Pós-graduação em Educação Física da UEM. Essa iniciativa contou com apoio do ECI e da DEX, além do Programa Segundo Tempo, ligado ao Ministério do Esporte, que cedeu a estrutura de ensino a distância.

Fórum de introdução: de 30 de agosto a 2 de setembro - Giuliano Pimentel (UEM)

Skate: de 3 a 16 de setembro - Giuliano Pimentel (UEM)

Escalada: de 17 a 24 de setembro - Mari Noda (UEM)

Parkour: de 24 de setembro a 7 de outubro - Sem nome: Fernandes (UEM)