VERA

A professora e pesquisadora Vera Lúcia Vieira, da PUC/SP, será a palestrante, na quinta-feira à noite

Com o tema "A Violência institucional na América Latina Contemporânea", a professora Vera Lúcia Vieira, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo, vai ministrar, na próxima quinta-feira (31), a aula magna do Programa de Pós-Graduação em História (PPH), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O evento será no auditório do Bloco H-12, câmpus da UEM, a partir das 19h30. Embora seja dirigido especialmente aos estudantes de pós-graduação em História, a aula poderá ser acompanhada, gratuitamente, por qualquer pessoa interessada, sem a necessidade de inscrição prévia.

Vice-presidente da Associación de Historiadores Latinoamericanos y Del Caribe (ADHILAC), Vera é doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora assistente da PUC de São Paulo, ela também coordena o Centro de Estudos de Historia America latina (CEHAL/PUC-SP).

A professora trabalha com temas envolvendo a Historia da America Latina Contemporânea, principalmente no que se refere às violações aos direitos humanos perpetradas pelo Estado capitalista de natureza autocrata.

A atuação de Vera centra-se na análise das evidências de tal violência a partir da década de 1950, em especial no último ciclo ditatorial e nas lutas contrarrevolucionárias na América Central (anos 70 e 80).

Vera é autora dos livros "Dossiê 50 anos do golpe: poder, cultura e ideologia no Brasil e América Latina", "Uma perpsectiva histórico-sociológica da reforma educacional na América Latina: Argentina, Brasil, Chile e México nos anos 1990", e "A reforma Educacional na America Latina, uma perspectiva historico-sociológica: Argentina, Brasil, Chile e México".

Outras informações sobre a aula magna podem ser obtidas na secretaria do PPH, Bloco H-12, sala 16, telefone (44) 3011-4895 ou e-mail "sec-pph@uem.br".