Visita faz parte do planejamento ligado às oficinas oferecidas por um projeto coordenado pelo Observatório das Metrópoles
Alunos matriculados no segundo ano do ensino médio de Sarandi começaram, nesta terça-feira (22), um tour pelo câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do projeto de extensão "Violência nas Escola", do Universidade Sem Fronteiras, coordenado pelo Observatório das Metrópoles/Núcleo da Região Metropolitana de Maringá.
A primeira atividade da visita foi uma recepção no auditório do bloco H-12, onde os estudantes ouviram relatos de acadêmicos da UEM. Ainda hoje, eles irão almoçar no Restaurante Universitário, conhecer o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Museu da Bacia do Paraná, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (Neaib), o Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae), o Museu de Geologia, e o Observatório das Metrópoles.
Outras visitas estão programadas para quinta-feira (24), sexta-feira (25) e a próxima terça-feira (29) e fazem parte do planejamento ligado as próprias oficinas que o projeto de extensão oferece.
De acordo com informações do projeto, sob a coordenação geral da professora Ana Lúcia Rodrigues, do Departamento de Ciências Sociais, a precariedade da situação escolar em Sarandi pode ser evidenciada a partir das taxas de reprovação e abandono no ensino médio, que são, também, as mais altas da região.
Com as ações do projeto, os objetivos são ampliar a atuação dos alunos da licenciatura na relação com os alunos do ensino médio, favorecendo novas perspectivas de oportunidades educativas, visando a redução dos impactos identificados como resultantes do processo de vulnerabilização e violência a que estão submetidos os alunos do EM das escolas estaduais de Sarandi.
A meta do projeto é beneficiar 2.851 alunos matriculados no ensino médio nos períodos diurno e noturno, de sete escolas estaduais de Sarandi.