Prefeitura 1

Universidade também terá participação no Conselho Municipal de Saúde

A 12ª edição da Conferência Municipal de Saúde, realizada nos dias 23 e 24 deste mês, contou com a presença de professores da UEM, representando todos os cursos que Universidade oferece na área. Com essa participação, a UEM garantiu a representação como Entidade Formadora de Recursos Humanos na área da Saúde e como Prestadora de Serviços em Saúde.

Com o tema ′Garantia de Qualidade no SUS - Desafio de Todos′, a conferência reuniu aproximadamente 700 pessoas e foi realizada no Auditório Dona Etelvina, da Unicesumar, com a presença do prefeito Ulisses Maia.

O objetivo foi debater políticas municipais da saúde para os próximos quatro anos de gestão, seguindo as 13 diretrizes obrigatórias na área, além de eleger delegados para a etapa estadual. Os debates envolveram 340 delegados, representantes da comunidade das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e profissionais dos hospitais que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).

12 Conferencia Municipal de Saúde 23 e 24 de Junho 2017

Foram formados grupos, divididos em três salas para discutir as propostas. Os cinco eixos que contemplaram as propostas foram: estrutura da rede assistencial de saúde, financiamento e qualidade na gestão pública, avaliação da assistência em saúde, vigilância em saúde e controle social. Ao final as principais propostas foram colocadas para aprovações.

Dentre as mais solicitadas e aprovadas, estão a estratégia de saúde da família, com ampliação de equipes de cuidam de determinados grupos de pessoas dentro das UBS; reformulação da assistência farmacêutica (medicamentos básicos e psicotrópicos); e  reformulação da legislação interna, com ampliação para envolvimento da comunidade e entidades dentro do controle social.

Durante a Conferência também houve votação para eleger novas entidades para compor o Conselho Municipal de Saúde da gestão 2017/2021, sendo que a UEM garantiu representação neste Conselho. Além disso, foram aprovadas propostas de novos serviços de saúde a serem prestados pelo Hospital Universitário e pela Universidade, que serão detalhados a partir da publicação do Relatório Final da Conferência, pela Secretaria de Saúde do Município.

Foto de abertura: Prefeitura Municipal de Maringá.