premio ciencia

Prazo termina no dia 23 de junho e objetivo é valorizar a produção científica e tecnológica do Paraná

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) está com inscrições abertas para o 30º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia – José Richa. 

O prêmio tem por objetivo divulgar e valorizar as ações de pesquisa, extensão e inovação de pesquisadores paranaenses, estudantes de graduação, inventores independentes e de jornalistas que produzem matérias de divulgação científica. 

Esta edição comemorativa dos 30 anos do prêmio leva o nome José Richa, governador do estado do Paraná na época em que o prêmio foi criado. Este ano serão contempladas as áreas de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Agrárias. 

“Nosso principal objetivo é estimular a produção científica e tecnológica paranaense. Podem se inscrever especialistas e estudantes vinculados a universidades e institutos de pesquisa; também inventores independentes e os jornalistas com reportagens de divulgação de pesquisas realizadas em nosso estado”, explicou o coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Evandro Razzoto. 

A Seti é a responsável pela organização e execução do prêmio. A avaliação dos concorrentes é realizada por especialistas em cada área do conhecimento, provenientes dos programas de excelência em pós-graduação nas diferentes áreas, de outros estados.

Um dos vencedores da 29ª edição, na categoria Pesquisador na área de Ciências Exatas e da Terra, o professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Jesui Vergílio Visentainer, enfatizou o reconhecimento do trabalho realizado como principal premiação. “Eu agradeço e parabenizo o Governo do Estado pela realização deste Prêmio que serve como grande motivação para os pesquisadores e também para os alunos e corpo técnico das universidades, que contribuem de alguma forma com a realização das pesquisas. Um país só se desenvolve através da Ciência e Tecnologia e os cientistas brasileiros precisam ser mais motivados”, disse.

As inscrições e envio da documentação exigida devem ser feitos até o dia 23 de junho, exclusivamente, pelo e-mail premiocet@seti.pr.gov.br. Outras informações sobre a 30ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia podem ser obtidas no site.

Os premiados receberão certificado e prêmio em dinheiro, com base nos vencimentos de professor titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da SETI.