Que-horas-ela-volta albino

Esta temporada temática conta com quatro produções nacionais. Para a sessão de abertura está programado o longa Que horas ela volta?, com Regina Casé

Nas próximas quatro semanas, com início agendado para o dia 14 de junho, o Cinuem apresenta a mostra A mulher e a Câmera, evento dedicado a filmes nacionais, dirigidos por mulheres. As exibições dão continuidade às discussões acerca de que o cinema brasileiro tem proposto na atualidade, principalmente nas questões referentes à desigualdade de gênero nos bastidores de produções cinematográficas.

Entre os filmes exibidos nesta temporada especial estão Que horas ela volta?, lançado em 2015 e dirigido por Anna Muylaert; o longa Juízo, de Maria Augusta Ramos, um filme de 2007; Olmo e a gaivota, de 2014, da diretora Petra Costa e Lea Glob. Na última sessão será a vez de Diário de uma Busca, um documentário de 2010 que conta a história de Celso Afonso Gay de Castro, morto durante a ditadura militar. O audiovisual foi dirigido por Flávia Castro, filha do jornalista.   

Como em outras edições, as sessões desta temporada serão comentadas por integrantes do Grupo de Estudos de Cinema da UEM e especialistas convidados. As três primeiras exibições ocorrerão no auditório do Centro de Ciências Humanas, no Bloco H-35. A sessão de encerramento será exibida no auditório do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), no Bloco I-12 e comentadas pelo professor do Departamento de História (DHI), Eduardo Gomes Silva. 

Recomendações

Os interessados devem chegar com, pelo mesnos, 15 minutos de antecedência. Habitualmente as sessões iniciam às 19 horas, mas é recomendável que o horário de cada exibição seja atentamente observado, já que, ocasionalmente, os filmes mais longos serão exibidos em horário especial. 

Confira a programação completa.