Ideia é mostrar o quanto os recursos gerados a partir dos eventos envolvendo a instituição são importantes para a cidade e região
O Maringá Convention & Visitors Bureau (MRCVB), em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), fez uma divulgação prévia sobre os impactos econômicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) na sociedade. Os dados foram apresentados pela superintendente executiva do Maringá Convention, Yara Linschoten no último dia 22, no Gabinete da Reitoria.
No que se refere à estimativa dos impactos econômicos com eventos de extensão da UEM, dos 326 presentes na agenda da Universidade, 128 foram mensurados com uma arrecadação de R$ 2.398.384,00, calculados com base em gastos com diárias, transporte e alimentação de pessoas que vem a Maringá exclusivamente para participar dos eventos.
Com relação aos dois concursos vestibulares e ao Processo de Avaliação Seriada (PAS), no ano passado, foram contabilizaram R$ 31.527.926,00 de arrecadação, considerando sete dias de duração, sendo três para cada vestibular e um para o PAS. Yara Linschoten ainda destacou que os eventos da UEM representam 33% da agenda do MRCVB.
A pró-reitora de administração da Universidade, Maria Helena Dias, informou que, anualmente, os investimentos em simpósios, encontros e atividades similares somam R$ 1 milhão de reais, havendo também recursos não mensurados de outras iniciativas espontâneas de investimento. “Não existe uma central de eventos, a unidade prepara a atividade e encaminha para a Diretoria de Extensão e Cultura, que presta assessoria sobre as melhores formas de execução”, complementa.
Entre os objetivos da parceria do Maringá Convention com a UEM, está o de disponibilizar uma agenda integrada para que a comunidade tenha conhecimento não apenas dos eventos, como também desses investimentos, assim como assessoria gratuita nas atividades que os setores promovem.
O vice-reitor, Júlio Damasceno, acompanhou a apresentação, incentivando o estabelecimento de uma nova relação com a sociedade para a construção de um ambiente com foco em questões educacionais. Damasceno lembrou que a educação é um eixo forte e fundamental na região de Maringá, que deve ser valorizada, pois representa um terço da atratividade regional.
Para a superintendente executiva do MRCVB, traduzir para o mercado o quanto os investimentos na Universidade são interessantes ainda é um processo difícil, mas a entidade, junto com o Codem, têm interesse em evidenciar esses dados, considerando que eles são um incentivo ao setor do turismo na cidade, que só tem a ganhar com isso.
Ainda segundo a superintendente, as informações também serão apresentadas para a Acim (Associação Comercial e Empresarial de Maringá).
A Maringá-CVB é um projeto que reúne informações para identificar as carências e potenciais do turismo e eventos da cidade, com dados disponibilizados para auxiliar especialistas, poder público e privado e a sociedade civil nas tomadas de decisão que envolva o setor. Para outras informações sobre indicadores de impactos econômicos acesse www.maringacvb.com.br.
*(Com orientação dos jornalistas da Assessoria de Comunicação)