trabalho aps

O objetivo do evento é convocar a comunidade para opinar sobre os rumos da área da saúde no HUM e em Maringá

 

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) vai realizar nesta terça-feira, dia 30 deste de maio, a Pré-Conferência Local de Saúde do HUM. As pré-conferências são eventos preparatórios para as Conferências de Saúde. Convocadas pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho de Saúde, de quatro em quatro anos, as Conferências têm como objetivos principais avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão. Isso significa dizer que as deliberações das Conferências devem servir para orientar os governos na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias nos âmbitos estaduais, municipais e nacional. Em outras palavras, nas conferências, a sociedade se articula para garantir os interesses e as necessidades da população na área da Saúde e assegurar as diversas formas de pensar o SUS, assim como para ampliar, junto à sociedade, a disseminação de informações sobre o Sistema, para fortalecê-lo.

A Pré-Conferência do HUM está sendo articulada pelo Conselho Local de Saúde do Hospital, formado por representantes do HUM e por pessoas de diferentes entidades da sociedade. O objetivo dos conselhos locais é garantir a participação da comunidade na área de abrangência de cada unidade de saúde, que atua no planejamento e na fiscalização dos hospitais, postos de saúde e outras organizações ligadas à área.

Segundo o presidente do Conselho Local de Saúde do Hospital, Osvaldo Fagundes Dias, é nos espaços das pré-conferências que se ouve a comunidade para elaborar propostas que possam ser debatidas nas conferências de saúde em nível local, municipal, estadual e nacional. 

“No próximo dia 30, a comunidade de Maringá vai se reunir para definir as entidades que vão compor o novo Conselho Local de Saúde do HUM. Posteriormente, essas entidades vão definir o nome dos Conselheiros. Na  reunião também serão apontadas propostas a serem discutidas na Conferência Municipal de Saúde de Maringá, que vai acontecer entre os dias 23 e 24 de junho”, explicou Dias.

As atividades da Pré-Conferência Local de Saúde do HUM começam às 18 horas, na sala de reuniões do Hemocentro Regional de Maringá.