suicidio wikipedia

As atividades vão acontecer no Bloco I-12, no câmpus de Maringá

Será realizado nesta sexta-feira (19), o I Curso de Saúde Mental: prevenção e controle do suicídio. A promoção é do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (DEN).

Segundo a coordenadora do evento, professora Marcele Paiano, do DEN, a ideia do curso surgiu em sala de aula, porque os alunos apresentaram uma demanda em “compreender as formas de atender aquelas pessoas que tentaram o suicídio e abordar as famílias que passaram por este problema, além de outras questões”, explicou a professora da disciplina de saúde mental.

O vice-coordenador do curso, professor do DEN André Jaques, disse que essa demanda aumentou depois da divulgação dos problemas com o jogo da Baleia Azul e da série 13 Porquês, veiculada pela Netflix. “Os alunos do terceiro ano se manifestaram em relação ao tema o que nos fez pensar numa forma de debater o assunto”, acrescentou o professor da disciplina de Gestão do cuidado, do curso de Enfermagem da UEM.

O curso começa às 8 horas, com a palestra Suicídio e Tentativa de Suicídio por Agentes Químicos, com a professora Magda Felix de Oliveira (DEN/UEM). Às 10 horas, a psicóloga Giovana Kreuz, fala sobre enlutamento. À tarde, as discussões começam pelo tema Políticas Públicas de Saúde e Suicídio, com a psicóloga Raquel Antoniassi, do Comitê de Prevenção e Posvenção ao Suicídio de Maringá, e terminam com foco na prevenção, com a palestra do psiquiatra Felipe Figueiredo, professor da UniCesumar e da Uningá.

“Já não há mais vagas para o curso. Porém, as palestras serão filmadas e, na semana que vem, serão viabilizadas no Youtube, no canal da Rádio UEM-FM. Vamos divulgar como acessar esse conteúdo assim que estiver no ar”, anunciou a professora Marcele.

O I Curso de Saúde Mental: prevenção e controle do suicídio é fruto de uma parceria entre o DEN, o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UEM e a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv