Daniel Beller

Além do seminário, Daniel Beller vai fazer uma visita científica a um grupo de pesquisador do curso de Física da UEM

O professor Daniel Beller, do Departamento de Física da Universidade de Harvard, Estados Unidos, irá ministrar, no dia 18 de maio, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o seminário "Defects as agentes of change in confined crystals and liquid crystals" (Defeitos como agentes de mudança em cristais confinados e cristais líquidos).

O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Física, da UEM, terá início às 14h30, no anfiteatro Aldebar Antonio Sampaio, Bloco F-67, câmpus universitário.

Beller trabalha no campo da física teórica da matéria condensada macia, cujo objetivo é modelar e compreender materiais fluidos mais complexos do que líquidos simples, tais como polímeros, suspensões coloidais (por exemplo, leite e tinta), cristais líquidos, espumas e areia.

Em trabalhos recentes, o professor tem estudado aspectos da genética populacional em populações biológicas espacialmente heterogêneas, em conexão com conceitos da física estatística. Beller está cursando pós-doutorado na Universidade de Harward.

Ele obteve o título de Ph.D na Universidade da Pensilvânia estudando defeitos em várias fases de cristal líquido.

Beller vem à convite do professor Luiz Roberto Evangelista, do Departamento de Física (DFI) da UEM, e da professora Roberta Rarumy Ribeiro de Almeida, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus de Apucarana.

Além do seminário, Beller fará uma visita científica ao Grupo de Teoria de Fluidos Complexos, do DFI da UEM. Outras informações podem ser obtidas na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Física (PFI), bloco G68, sala 007. Veja informações também no site ou pelo telefone (44) 3011-5938