NEWSLETTER 054/2021-ASC - AÇÕES POSITIVAS CONTRA A COVID-19 (CORONAVÍRUS)

Newsletter 054/2021-ASC



Olá, comunidade da UEM!!!

Muitas notícias boas da UEM vindas da comunidade externa foram destaque no site da ASC, na última semana. Uma delas é que a Universidade de Maringá é a segunda instituição do Paraná com mais artigos publicados. Foi noticiado, também, que a reitoria apoiou a Apiesp na busca de recursos junto ao deputado Aliel Machado, além de apresentar o projeto LIS para o superintendente da Seti, Aldo Bona, na busca de novos investimentos no Laboratório de Inovação em Saúde. Os jornalistas ainda nos contaram que o HUM criou o ambulatório de reumatologia infantil e foi palco de uma reunião para fechar acordos com a Prefeitura de Maringá, no combate à Covid-19. E tem um monte de informações sobre ações de extensão: o MannaTeam está participando de um projeto internacional; a DCU publicou mais vídeos de duos de violão; o PCA discutiu a questão das crianças em situação de rua; o Neddij participou da organização de evento sobre os movimentos de combate à violência contra crianças e adolescentes; e o Neiab está à frente de uma campanha junto com a Defensoria Pública do Paraná. Por isso, preste atenção neste nosso newsletter. Ele é um lembrete para você conhecer melhor a nossa Universidade. Boa leitura!‍



1 - UEM é 2ª instituição de pesquisa do PR com mais artigos publicados . Dados da SciVal/Elsevier mostram que 16 pesquisadores da UEM estão entre cientistas brasileiros mais produtivos.


2 - Biblioteca Central de Maringá ganha auditório com 166 lugares . O auditório fica na entrada do Bloco P-03, do câmpus sede, em Maringá-PR, próximo ao Bloco H-12.


3 - HUMHospital inaugura primeiro ambulatório de reumatologia pediátrica de Maringá e Região. O atendimento é feito com crianças e adolescentes encaminhados das Unidades Básicas de Saúde locais. Administração da UEM e do HUM recebem secretário da Siacom. Reunião selou parceria para contribuir com pesquisas que visam soluções mais assertivas contra a Covid-19. Projeto desenvolvido no Hospital busca contribuir com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, assegurando padrões de produção e de consumo sustentáveis. Iniciativa foi tema de live.


4 - UEM participa de encontro com o ministro da Educação . Reitor solicitou a continuidade de programas ligados ao MEC e recursos para a manutenção e expansão do Proap.


5 - UEM é a mais nova associada da Rede de Avaliação de Ciclo de Vida - ACV . Parceria possibilitará estudos que podem contribuir para o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis e promover a economia circular.


6 - Apiesp busca apoio de deputado federal para Ciência e Tecnologia . Reitores e vice-reitores de estaduais paranaenses participaram de reunião virtual com Aliel Machado Bark.


7 - Manna Team é selecionado em edital internacional . Chamada pública foi promovida pelo British Council em parceria com o Museu do Amanhã.


8 - Alunos da UEM podem vivenciar mobilidade virtual com universidade canadense. Eles terão quatro encontros em junho para imersão linguística em português, francês e inglês.


9 - LIVES - Retorno às aulas presenciais na UEM: o que é necessário? Reitoria aponta que demanda de 30 milhões de reais para a aplicação dos protocolos de biossegurança. Contratação de funcionários é principal prioridade. PEN - Câmpus Regional do Vale do Ivaí é tema do Conversa PENsada. Criado em 2010, espaço é referência para a produção de conhecimento e acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade na região.


10 - Neiab promove capacitação sobre cotas raciais . A ideia é apresentar para outras Instituições detalhes do processo de adoção das cotas para negros, na Universidade de Maringá.


11 - Prorrogado prazo de inscrições para o mestrado em Biologia Comparada . Demais datas do processo seletivo serão mantidas.



13 - DCU promove programação musical nas redes sociais . Vídeos vêm sendo produzidos de forma remota, em tempos de pandemia.


14 - Desenho é estratégia de capacitação e reflexão em Cianorte . Projeto do Departamento de Design e Moda ganha destaque no mês de maio, para marcar o Dia da Luta Antimanicomial.


15 - Situação de crianças e adolescentes de rua é foco do ciclo de debates do PCA . Este é o segundo tema do evento, que terá mais uma discussão no dia 15 de junho.‍


16 - Evento marca o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil . Programas de apoio à infância e juventude da UEM – Neddij e PCA, falam sobre a urgência de ações pelo direito de crianças e jovens.‍


17 - PET Economia desenvolveu e colocou em uso o "Study With Me" , uma prática de estudar conectado a outros estudantes, cada qual em seu ambiente.


18 - Exposição Olhar de Dentro acontece até 10 de junho . Evento realizado por professora do curso de Artes Visuais foi contemplado com o prêmio municipal Aniceto Matti e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Maringá (Semuc).


19 - Livros - Paraná Fala Idiomas-Inglês lança coletânea. Publicação reúne textos escritos por professores, acadêmicos e pesquisadores envolvidos na política linguística das IEES. GEL lança livro em comemoração aos 21 anos do grupo. Obra discute as perspectivas de inovação na área da Educação Física.

Problemas para visualizar este conteúdo?
Entre em contato no e-mail: sec-cpr@uem.br 