enfermagem

Evento é parte das atividades científicas da Semana Brasileira de Enfermagem

Começa segunda-feira (9) o III Simpósio Internacional de Enfermagem – Boas Práticas em Saúde. A promoção é do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e faz parte das comemorações da Semana da Enfermagem.

Em 2017, está sendo realizada a Semana Brasileira da Enfermagem, promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN). As comemorações começam no dia 12, Dia do Enfermeiro, e vão até dia 20 deste mês. O Simpósio da UEM é uma das atividades que estão programadas para marcar essa semana nacional. O evento faz parte da programação científica, que vai de 9 a 12 de maio. Mas também haverá gincana e outras atividades culturais.

O Simpósio começa no dia 9, à noite, com diversos minicursos: Abordagem integral do idoso na urgência e emergência; Redação científica; Assistência de enfermagem em emergências respiratórias pediátricas. No dia 10, os temas serão Estratégias de enfrentamento para família de trabalhadores usuários de bebida alcoólica e/ou outras drogas; Círculo de cultura: educação que empodera; Abordagem socioambiental na enfermagem: as questões ambientais e seus impactos na qualidade de vida; Práticas educativas no cuidado à intoxicação infantil.

A abertura oficial do Simpósio está marcada para quarta-feira (11), às 19 horas, no Anfiteatro do PDE, no Bloco 33 do câmpus da UEM em Maringá. Haverá apresentação de trabalhos, uma palestra de Boas Práticas em Saúde, como a professora Mônica Martins Trovo, e um relato de experiência do paciente de longa duração do Hospital Universitário Regional de Maringá, Thiago Philip Gouveia, além de um coquetel, fechando a noite.

Dia 12, a programação será realizada durante todo o dia. Pela manhã, haverá duas palestras internacionais: a do professor João Ricardo Nickenig Vissoci, da Universidade de Duke (EUA), sobre A Pesquisa no Desenvolvimento de Boas Práticas em Saúde; e da professora Maria Clara Ferreira das Graças Lopes, da Universidade de Coimbra (Portugal), sobre Saúde Comunitária. Ainda será realizada a mesa-redonda Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE). À tarde, é a vez dos minicursos Simulação realística no atendimento ao paciente politraumatizado; e Comunicação de más notícias.

Informações com Élia, no telefone (44) 3011-4515.