hospital veterinario umuarama 20170418 1228480082

O HVUEM atende cavalos, gatos, cães ovinos, caprinos, entre outas espécies animais que recebem cuidados de professores e alunos de graduação e pós-graduação

O Hospital Veterinário de Umuarama foi criado para oferecer infraestrutura ao curso de Medicina Veterinária da UEM. O câmpus da UEM em Umuarama (CAU) possui duas unidades: o Centro de Tecnologia, que funciona no centro, e a Fazenda, onde está localizado o HV. O hospital começou as atividades em 2005, num prédio adaptado dos alojamentos inativos do Colégio Agrícola da UEM, em Umuarama. Hoje, o HVUEM atende cavalos, gatos, cães além de ovinos e caprinos.

Os animais recebem cuidados de professores e alunos do curso de Graduação em Veterinária e da residência na área, um curso de especialização (latu senso), em cinco diferentes setores: clínica médica e cirúrgica em grandes e pequenos animais; laboratório clínico; microbiologia e doenças infecciosas; anestesiologia; e diagnóstico por imagem. A equipe é responsável pelos atendimentos no ambulatório e por cirurgias de pequeno e grande porte.

hospital veterinario umuarama 20170418 1939527110

O atendimento do HVUEM começou de forma tímida, mas de quatro anos para cá, aumentou muito graças a um projeto de Marketing, implementado entre 2012 e 2015. Segundo a coordenadora do Hospital, professora Marilda Taffarel, por meio de uma proposta do professor Oduvaldo Marques Pereira Junior, ex-diretor da unidade, “o nome do hospital foi levado a feiras e outros eventos em diversas localidades, o que fez com que os serviços da UEM se tornassem mais conhecidos, especialmente, sua localização, já que o hospital fica mais afastado do centro”.

Em 2010, foram realizadas 680 consultas e 287 cirurgias no HVUEM. Depois do projeto de divulgação, o número aumentou significativamente. Em 2015, foram 1221 atendimentos de pequenos animais e 66 de grandes, 304 cirurgias e dois mil exames de laboratório, “mesmo com o fechamento do hospital por causa de três meses de greve”, lembrou a diretora. Em 2016, o balanço preliminar é de 1320 consultas de pequenos animais, 61 com grandes, 720 exames laboratoriais e 812 de imagem, “faltando contabilizar os exames da parasitologia e da microbiologia”, explicou Marilda Taffarel (foto acima).

hospital veterinario umuarama 20170418 1932888221

Serviços – No HVUEM também é possível realizar raio-x, ultrassom e os mais diversos exames de sangue e microbiológicos, além de vacinar os pets, numa estrutura cada vez mais eficiente e completa, como explica a coordenadora do Hospital Veterinário, Marilda.

“Podemos diagnosticar alterações nas funções renais e de fígado e ainda possuímos a capacidade de realizar exames para determinar micro-organismos causadores de doenças. O Hospital da UEM, por exemplo, é o único da região que oferece o PCR [Reação em Cadeia da Polimerase]. Fazemos uma coleta de sangue e, por meio deste exame, conseguimos confirmar a infecção por bactérias e vírus. Ele pode ser feito para cinomose, doença viral bastante comum. Também para erliquiose e babesiose também comuns, mas que a gente não consegue fechar o diagnóstico sem esse exame”, explica a coordenadora.

Em breve, algumas melhorias chegarão ao hospital. A primeira delas, já em andamento, é a transferência da lavanderia do HV para um local mais espaçoso e mais perto da área dos centros cirúrgicos. Segundo o diretor da Fazenda da UEM, Jefferson Botelho Soares, a equipe da unidade está reivindicando, também, junto à reitoria da UEM, um telhado novo e o recapeamento da cobertura de asfalto para melhorar o acesso e dar mais conforto aos “pacientes” e seus proprietários.

“Também estamos nos mobilizando junto ao governo do Estado para conseguirmos mais funcionários. Para aumentar e agilizar nosso serviço, isso é fundamental e fica aquém da responsabilidade da reitoria, precisa do aval do governo do estado”, explicou Soares.

Veja todas as fotos do HVUEM.