NEWSLETTER 040/2021-ASC - AÇÕES POSITIVAS CONTRA A COVID-19 (CORONAVÍRUS)
 

Newsletter 040/2021-ASC



Olá, comunidade!!!

O Newsletter da última semana está recheado de boas notícias. Registramos várias oportunidades de cursos e ações importantes da UEM, no apoio à sociedade, como o início de um estudo sobre medicamento contra a Covid-19.

Também comemoramos o Dia das Meninas e Mulheres na Ciência com um grande evento on-line. Mesmo neste momento em que a Instituição opera na modalidade de teletrabalho, há inúmeras atividades sendo colocadas em funcionamento. Livros na área da Educação foram lançados.

Além disso, reuniões e parcerias vêm sendo fechadas entre a Universidade e a sociedade. São ações de apoio à Polícia Militar e às entidades que dão suporte às mulheres; discussões para melhorar o planejamento da nossa cidade e a saúde emocional da população de Maringá. É a UEM cumprindo com sua missão de usar o conhecimento em prol da nossa gente!!!!!‍



1 - HUM participa de estudo internacional com medicamento experimental para Covid-19. O recrutamento de voluntários será iniciado ainda neste mês.‍


2 - O reitor da UEM, Julio César Damasceno, participou, em Ponta Grossa, de uma reunião com o deputado estadual Hussein Bakri (PSD), líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O encontro foi promovido pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público. O grupo apresentou demandas das instituições, como a lei de inovações, a lei que regulamenta as fundações e a lei de cargos e salários.


3 - Projeto manna e UEM comemoram Dia das Meninas e Mulheres na Ciência, 11 de fevereiro. Professoras, alunas e autoridades do Paraná falaram sobre suas trajetórias no mundo da C&T.‍


4 - UEM irá oferecer curso para atendimento às mulheres. O objetivo é qualificar trabalhadores do setor público que atuam na rede de atendimento da cidade de Maringá.


5 - Ipplam e UEM dialogam sobre Termo de Cooperação. A parceria prevê a revisão do plano diretor de Maringá, envolvendo profissionais de diversas áreas.


6 - Universidade assina parceria para atender cães da PMPR. Serão atendidos 22 cães policiais de Maringá e Cianorte, que participam de diversos tipos de operações.


7 - Unidade de Psicologia Aplicada retoma atendimentos gratuitos. Sessões serão realizadas de forma on-line, a alunos da graduação, pós-graduação e comunidade externa.


8 - ComunicaUEM abre concurso de criação e ilustração de Brand Persona. A divulgação do resultado final, bem como a entrega dos prêmios para as três propostas classificadas, ocorrerá no dia 22 de março, durante Live do ComunicaUEM.


9 - OPORTUNIDADES em pós - DFI inscreve para o mestrado profissional em Física. Estão sendo oferecidas 10 vagas. Público-alvo são professores do ensino fundamental e médio que estejam ministrando aulas de física e/ou ciências. PBQ divulga turmas de mestrado e doutorado de 2021. São oferecidas dez vagas para o mestrado e cinco para o doutorado. O processo de inscrição será realizado on-line. DFS está com inscrições abertas para curso de especialização em Fisiologia Humana. As aulas são quinzenais e remotas até o retorno das atividades presenciais na Universidade. Inscrições até quinta-feira, 18 de fevereiro. Até essa data, também, dia 18, está prorrogado o prazo de inscrição para a Especialização em Biotecnologia, do DBC. Início das aulas está previsto para o dia 22 de fevereiro. O Departamento de Informática prorrogou até o dia 26 de fevereiro o prazo final de inscrição para a seleção de alunos regulares aos cursos de mestrado e doutorado em Ciência da Computação.


10 - IDIOMAS - Prorrogadas inscrições para quatro cursos oferecidos pelo Paraná Fala Inglês. Os cursos são destinados preferencialmente à comunidade interna da UEM e das demais IES do Estado. Inscrições para cursos do Paraná Fala Francês vão até 26 de fevereiro. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e as aulas terão início em 8º de março.


11 - LIVROS na área da educação - “História e Memória da Educação Rural no século XX” busca compreender as políticas públicas empreendidas em âmbito nacional e estadual para a formação do magistério rural. “Ensino de História, Diversidade e Educação Antirracista” aponta diversas desigualdades raciais e organizações da nossa sociedade civil e do Estado, que operam dentro de uma lógica de racismo estrutural.


Problemas para visualizar este conteúdo?
Entre em contato no e-mail: sec-cpr@uem.br