2017-03-27 posse Nova Diretoria Amigos do HU AAHU- MG 1882

A grande meta da nova gestora será a construção da Casa de Apoio aos Pacientes do HU

Uma cerimônia simples na sala de reuniões da Superintendência do Hospital Universitário (HU) marcou a posse da nova presidente da Associação dos Amigos do Hospital Universitário Regional de Maringá - AAHU. Miriam Bardeja, funcionária aposentada da Universidade de Maringá (UEM), será responsável pela gestão da entidade nos próximos dois anos.

Miriam trabalhou 35 anos na UEM, 25 deles no HU. Assumiu o lugar de Francisco Nascimento, que ficou seis anos à frente da Associação. A AAHU é uma Organização Não-Governamental que atua desde 1985, mas foi oficializada em 2000, com a criação do estatuto e de uma fundação. Até hoje, foram quatro presidentes: Aníbal Bianchini, Osvaldo Hidalgo, Rose Ortega e Francisco Nascimento. O objetivo é arrecadar fundos, por meio de doações e contribuições de toda a comunidade, para a realização de melhorias no Hospital Universitário Regional de Maringá. As demandas do hospital são repassadas para a Associação por meio de ofícios encaminhados pela Superintendência do HU e entram na programação da AAHU.

Nos últimos seis anos, R$ 865 mil reais foram investidos no Hospital, na compra de um automóvel van Fiat Ducato, de 16 lugares; na construção de um anfiteatro; na compra de equipamentos para os centros cirúrgicos e para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; além da aquisição de uma lavadora de roupas, que custou R$ 160 mil reais e tem capacidade para lavar 140 quilos. Esses recursos foram arrecadados basicamente em bazares que comercializaram produtos doados pela Receita Federal.

Participaram da posse diversos membros da diretoria do Hospital – a diretora de Enfermagem, Marli Balan; o diretor de Farmácia e Análises Clínicas, Cleverson Poças; o diretor Médico, Emerson Brandão; o assessor de Planejamento, Edson Moribe; o secretário da Superintendência, Gilson Mazzola; Maria Liberati, da Assessoria de Ensino, Pesquisa e Extensão; e o representante do Departamento de Medicina da UEM, o professor Edson Miguel.

Estava presentes, ainda, os novos membros da AAHU: a vice-presidente da AAHU, Ely de Campos Van Kampn; o diretor técnico, Leonides Labegalini; a diretora Financeira, Maria Celenei de Oliveira; e a advogada da Associação, Claudia Helena Escame.

O antigo presidente deu posse à Miriam Bardeja, agradecendo a participação da ex-servidora. Entre as falas, Ely de Campos disse que o desafio maior da equipe será oferecer cada vez mais qualidade ao atendimento dos pacientes, “principal missão da Associação”. Celenei de Oliveira destacou que é necessário também dar visibilidade a opinião dos pacientes em relação ao Hospital. “A maior parte deles, como minha avó, elogiam a equipe do HU e isso precisa ser conhecido pela comunidade. Apesar das adversidades, o Hospital é uma instituição de referência”, acrescentou.

Durante a posse, Miriam Bardeja disse que entre os desafios dessa gestão consta a definição de novas formas de geração de recursos para a Associação. E para concretizar essa meta, é necessário fazer contato com os associados da AAHU. “Durante a criação da entidade, várias pessoas da comunidade e servidores do hospital se associaram e a ideia é contatar esse pessoal com o objetivo de propor que cada um participe de forma mais efetiva da entidade, fazendo doações. Ainda não definimos como será feito, mas está nos nossos planos, assim como continuar a parceria com a Receita Federal, para a realização dos bazares que geram um bom recurso para a Associação”, explicou a presidente.

Miriam Bardeja destacou, no entanto, que a grande meta da sua gestão é a construção da Casa de Apoio aos Pacientes do HU, um antigo projeto da Associação. “É um sonho de 30 anos que está como prioridade das nossas ações futuras. Vamos, pelo menos, dar o pontapé inicial”, acrescentou a nova gestora da AAHU.

Segundo o superintendente do Hospital Universitário, Maurício Dias Chaves Jr., a Casa de Apoio para associação tem uma importância fundamental para o HU, permitindo que o hospital possa realizar sua principal missão, que é atender a comunidade com qualidade. Desta forma, este é um projeto que precisa se concretizar e há, inclusive, boas notícias em relação à arrecadação de recursos para obra, que deve custar em torno de R$ 450 mil.

“Há a previsão de um recurso da Câmara Municipal de Maringá para a Casa, que já conta com um projeto arquitetônico. Esta será uma conquista muito importante para os pacientes e seus familiares que vêm de fora, da região, e precisam passar um tempo maior em Maringá para se tratar. Muitas vezes, eles não têm nem onde descansar ou tomar um banho. A Casa de Apoio pode mudar essa realidade”, informou o superintendente.

O superintendente ainda parabenizou o antigo presidente e deu boas vindas à Miriam Bardeja, destacando que a AAHU terá um espaço ainda mais importante depois da reforma administrativa que está sendo realizada pela administração do Hospital.

“Trazer os anseios da comunidade para o HU é um dos papeis das associações. Temos que ter claro que essas entidades não podem substituir o papel do Estado no financiamento das instituições públicas e elas são extremamente importantes para trazer o apoio da sociedade. Dar espaço cada vez maior às associações é garantir a participação de todos os setores da comunidade nos problemas do Hospital”, conclui Chaves Jr.